quinta-feira, 16 de junho de 2011

dizer e desdizer

Dizia eu, há algum tempo, que nunca seria capaz de fotografar esta borboleta.
Pois hoje, andava eu a tentar fazer qualquer coisa, eis senão quando vejo uma borboleta dessas que parecem um colibri, e que anteriormente, apenas pelo que li, identifiquei como macroglossum stellatarum. Pois acho que acertei (como alguns médicos que nem precisam de nos apalpar e mandar fazer análises para acertarem na doença :). Andava a alimentar-se nas esporas, larguei tudo e lá fui apontar ao calhas na direcção onde andava a malandrinha. Já em casa fiquei admirada por conseguir duas fotografias mazinhas mas que dão para a identificar melhor. Às vezes penso que sonho e então nada como registar em imagens aquilo que vou vendo.

Este bocadinho de terreno, cheio de esporas, já nem me lembro o que semeei, acho que ervilhas. Tenho tanto que fazer lá na terrinha... apanhar as faveiras e favas, as cebolas, as batatas (não fui a tempo e as formigas já as tinham devorado), as formigas utilizaram as minhas mini estufas, a embalagem dos cigarros ou do papel higienico, para por os ovos, descobri isso hoje quando as fui regar e de lá sairam ovos de formiga aos borbotões, também tenho para lá uma toupeira ou não sei que bicho que faz túneis por todo o lado e quando rego, se por exemplo deixar por lá a mangueira e for fazer outra coisa, quando volto a terra continua seca e toda a água se sumiu por esse buracão. E tenho que cortar erva. Aquilo já parece a amazónia com colibri e tudo.

1 comentário:

  1. Sim senhora,essa malandrinha não é nada fácil de apanhar.

    Para espantar as toupeiras uso ramos de Trovisco espetados nos sítios onde ela passa.Vai resultando.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar