sexta-feira, 17 de junho de 2011

sempre a aprender

Quando fotografei esta flor pela primeira vez, no meu bocadito de terra, num dia de chuva, não reconheci a planta como sendo aquela que eu tanto gosto e enfeita bermas da estrada. Muito menos sabia como se chama. Tive e vou tendo a ajuda preciosa do Mário da trepadeira que logo a identificou, e muito bem, como sendo chicória.
Quis saber mais sobre esta planta, na posse do seu nome a pesquisa é fácil, pensei.


´flor de chicória chichorium intybus, L
esta é a que existe lá no meu terreno, é única e pequenina

 A pesquisa não se revelou assim tão simples e elucidativa, aparecendo com o nome chicória também aquela espécie de alface frisada e comecei a ficar baralhada, se seriam todas da mesma família ???...???


 aqui a planta completa

 Depois de muitas páginas de chicória, encontrei alguns artigos para os quais vou deixar o link e que finalmente me tiraram quase todas as dúvidas


 esta brilhava no monte da Senhora da Encarnação, lá em cima, e parece que precisa de ser passada a ferro

Na infopédia colhi alguma informação, com fotografia, mas ainda estava baralhada, a seguir encontrei um artigo da Fernanda Botelho que costuma fazer umas formações em Leiria sobre plantas e com quem já fiz uma "Atelier de Plantas Medicinais" e aqui está ela a dizer da sua justiça,... ... também encontrei esta receita de fusili com chicória e não sei se será feita com esta chicória ou outra 


esta também no monte da Senhora da Encarnação, cá em baixo

persistiam dúvidas e continuei a pesquisar e fui ter aqui, onde explica bem a maneira de fazer o chá e as propridades medicinais...  ...  ... finalmente nesta tese de João Lúcio Crujo Gamito, aconselho a ler pelo menos a introdução (pág 12 e seguintes do ficheiro) fiquei satisfeita, mas talvez ainda pesquise mais sobre esta plantinha de flores azuis do céu.


Sem comentários:

Enviar um comentário