A borboleta residente na terrinha é a pararge aegeria, aparecem muitas, durante todo o ano, gostam de fazer pose para a fotografia mas hoje acabou-se a pilha da máquina. Mas como dessa borboleta tenho uma grande colecção de retratos, deixo aqui uma das melhores, tirada no ano passado, em Julho
Passam por lá outras, esta de certeza, uma maniola jurtina.
hoje vi uma borboleta e pensei estar a ver um colibri, que penso seja uma macroglossum stellatarum, porque segundo rezam os livros a lagarta alimenta-se de amor-do-hortelão que este ano abunda por lá. Essa não vou conseguir fotografar nunca por isso deixo o link duma bela fotografia, e aqui, com muita informação.
já aparecem algumas flores de courgette
flores dos coentros
a flor do diospireiro já se tranformou num pequeno fruto
Bela mensagem.
ResponderEliminarA identificação parece correcta.
Há tais semelhanças,por vezes só fotografando as duas faces das asas.
A borboleta que viu,pela descrição,deverá ser da família Sphingidae.Existem cerca de 20 espécies em Portugal,3 delas com vôo diurno.
Aqui já fotografei 3 espécies,duas delas muito semelhantes à descrita.
Obrigaram-me a fazer mais de 600 fotografias para aproveitar uma ou duas.A "Hemaris fuciformis",coloquei-a no blog em 17 de Abril de 2011.A "Macroglossum stellatarum" e a "Hyles euphorbiae" já estão lá mais para trás mais do que uma vez.
O site brasileiro "lincado" tem algumas imprecisões.Há nuances tão insignificantes e minúsculas que nos induzem,muito facilmente,em erro.
Para identificar nocturnas recomendo o portal do meu amigo Pedro Pires "lusoborboletas.org".
Para as diurnas o trabalho de Ernestino Maravalhas ou Eduardo Marabuto ou ainda Fernando Romão.
A minha ignorância de pouco valerá mas está à disposição.
Cordial abraço,
mário