sábado, 7 de maio de 2011

malvas e outras coisas

Este ano até aparecem malvas no meu terreno-zinho


 flor de malva, côr de malva

Esta planta era muito utilizada e ainda é.

Conheci um veterinário que receitava chá de malvas para diversas mazelas dos animais, quanto aos médicos não sei se ainda as receitam, mas sei que antigamente, há muitos anos, no curso de medicina tinham também a disciplina de fitoterapia (nao sei se chamavam assim) mas onde aprendiam as propriedades de infusões e tinturas de plantas e também os manipulados que eram fabricados pelos farmacêuticos.

Entre essas plantas está a malva, com propriedades desinfectantes (quanto às propriedades das malvas aconselho a pesquisarem ou perguntarem a quem saiba).

Os farmaceuticos e as farmácias deixaram de fabricar os manipulados que também eram muito usados e agora vamos pela facilidade, uns comprimidos, umas pomadas ou loções, tudo já entubado e esterilizado.

Por vezes há que voltar às origens e perguntar aos velhotes das aldeias como curavam algumas mazelas.

Como exemplo, o cobrão, virose que é tratada pelos médicos com medicamentos e por aí, nas aldeias ou por quem sabe, é tratado com azeite ou um tição que nem toca na pele, e umas rezas. Só sei que resulta e há anos atrás quando o meu pai o teve se andava a tratar numa curandeira, queria eu que ele fosse ao médico. Pois um médico amigo disse-me que ele devia continuar a tratar-se na curandeira porque os medicamentos nem sempre são eficazes. E eu fiquei  :o  Ainda por explicar como funciona esse tratamento tradicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário