quarta-feira, 19 de outubro de 2011

coincidências

Os pintos começaram a adoecer e na capoeira apareciam fezes ensanguentadas. Não me lembro o nome da doença mas sei que o tratamento é com antibiótico. Não queria dar remédio aos pintos e esperei até que morreu um.
O prejuízo se todos morrerem é igual se todos sobreviverem, contabilizando o gasto de gasolina e o preço do medicamento.

Lembrei-me então que tinha lá remédio, natural. Quando chegava, apanhava um punhado de folhas de capuchinha e dava aos pintos que as penicavam como se de couves se tratassem. Também lhes dava um recreio sempre que lá ia, porque penso que os animais têm ainda bem viva na memória as plantas que lhes fazem bem.
Coincidência, ou não, os doentes melhoraram e estão todos saudáveis. Terá sido da capuchinha?

_________

Há dois anos o meu filho andava sempre constipado e com falta de ar. Mal acabava um tratamento já tinha que voltar ao médico, novamente com febre, falta de ar e constipado.

Não sei onde li que a cebola é boa para isso, sendo o tratamento, apenas, colocar uma cebola no quarto, junto à cama.
E foi isso mesmo que fiz.
Coincidência, ou não, o rapaz melhorou e nesse ano foi-se safando sem idas ao médico.

Estas coincidências também chamadas medicinas alternativas são um segredo a divulgar e experimentar.

5 comentários:

  1. Alguns serão só placebos mas outros são remédios eficazes.
    Tenho experiências fantásticas.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,
    Os pintos que a minha mãe vai tendo de vez em quando adoecem. Já lhe vou dar esta dica. Onde encontra a capuchinha e recreio é o quê? E já agora coloca a cebola no quarto descascada?

    Obrigada Paula

    ResponderEliminar
  3. Paula
    A capuchinha tive que comprar a semente, já não me lembro onde.
    Recreio, é quando solto os pintos da capoeira e os deixo andar na horta a comerem as ervas e os bichinhos que encontram.
    colocquei a cebola inteira, com casca, mas posteriormente li que a devia ter cortado ao meio pelo menos.
    De qualquer forma estes "tratamentos" são uma primeira fase e claro se não houver melhores temos que consultar o médico ou veterinário conforme o caso.

    ResponderEliminar
  4. A da cebola conhecia, quanto à capuchinha nem conheço a erva...
    Comer chocolate mas só um quadradinho por dia e do negro com 70% de cacau...:-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria,
    Pensava que recreio era também uma planta ou erva que desconhecia :), além do outro significado...
    Pois a minha mãe falou-me em cortar em 2 a cebola.
    Obrigada pelos esclarecimentos
    Paula

    ResponderEliminar