segunda-feira, 25 de julho de 2011

os incêndios estão de volta

Todos os anos, no Verão, as notícias dos incêndios.

Este ano estou com medo.

Na agricultura não se pode deixar para amanhã o que se deve fazer hoje. Desleixei-me e tenho para lá muita erva seca amontoada, outra para cortar, e silvas. O pior é que não posso fazer fogueira e tenho então, por lá, piras semeadas. Se houver um fogo perto arrisco-me a ficar chamuscada. De facto é perigoso queimar nesta altura do ano, mesmo com precaução, porque muitos terrenos estão incultos e cheios de mato seco e até a erva rasteira arde como se fosse um rastilho. Quando se queima erva, voa alguma em meia combustão podendo atear um novo foco de incêndio. Com temperaturas altas e algum vento facilmente uma queimada fica fora de controle.

Este ano é cruzar os dedos e ir regando as piras quando rego a horta.

2 comentários:

  1. Pode-se usar essa ervinha e mais os raminhos mais finos das árvores e arbustos com um pouco de estrume para fazer composto tão bom para a horta.

    Claro que não se consegue fazer tudo,também por aqui tenho muita erva seca,alguma por opção para os animais selvagens.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Não é só perigoso, é mesmo proibido!
    Toca a regar! :-))

    ResponderEliminar