sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

trocas

Penso que a troca foi o primeiro método de comércio utilizado pelos humanos. Depois inventaram modos de valorizar os bens, de mais facilmente transportar o que tinham para troca, a moeda, os bancos, os assaltos, a troika, as falências ...

Gosto desta idéia de trocar em vez de comprar.

Tem algumas desvantagens. Imagino trocar um boi por uma rolha usada.

Se o primeiro tem um boi, o segundo uma rolha, vão trocar. Será uma troca justa? Aparentemente não, mas se por exemplo o boi, que se destinava a comer, era rijo e mal saboroso, e a rolha, em contrapartida, valiozissíma, (e o dono sem saber), carimbada com o nome dumas caves já não existentes e pela qual um coleccionador maluco deu uma fortuna.

As trocas e o comércio são um autêntico labirinto.

Tudo isto está muito bem, e voltando aos donos do boi e da rolha. Imaginemos que o que comprou o boi se foi queixar que o animal era intragável. E o outro entretanto dividiu algum do dinheiro (fortuna) que valia a rolha ... tudo isto utopicamente, claro, porque na realidade existem os oportunistas e os que vivem destas negociatas.

Tudo isto a propósito de recentemente ter aderido a um site de troca de livros, ideia que aproveitei do blog 365 coisas... e onde está tudo mais bem explicado. Lá também se trocam tabuadas do ratinho pelo último livro editado. Seja, penso que também andam por lá alguns oportunistas. No meu caso, quero lá saber, embora me irrite solenemente essas pessoas que sobrevivem à custa de outros, palermas. Os livros "bons" desaparecem num segundo, sendo assim deve haver pessoas de atalaia... Tinha por cá alguns livros que já não tive paciência para ler, a ocuparem estantes e resolvi trocá-los por livros de poesia, porque gosto e porque não  implica uma leitura seguida.

Estive à espera de receber algum para confirmar se vale a pena usar este site de trocas. Recebi hoje 2 livrinhos de poesia que tinha pedido, entretanto já lá vão 4 que não me faziam falta.

Resumo: Gastei 6 euros no envio, alguns livros eram bem pesados, mesmo com taxa reduzida para livros. Seja 2 livrinhos ficaram em 6 euros, e ainda me falta receber2 ou 3. Talvez tenha trocado um boi por uma rolha mas para mim foi uma boa troca.


Deixo aqui o link para quem quiser aderir. Atenção ao peso dos livros, com + de 500 gr paga um euro e tal mesmo em taxa reduzida.

Outra troca, voluntária. Recebi os dias cães em papel, em troca vou enviar, porque me apeteceu e foi o que escolheu, uma bola de flores, ficam lindas para enfeitar.


Trocas antigas: Tinha muita fruta, muitos ovos, batatas... muitos produtos da quinta. Gostava de dar a uma vizinha. Ela, em troca, dava-me montes de brisas do liz, as que tinham um pequeníssimo defeito. Nesta troca acho que ficava sempre a ganhar. Fartava-me de comer brisas, óptimas, caseiras, fresquinhas.

Troco: Abóboras com 7, 8, 10, 15 kg, por qualquer coisa, tipo, batatas, cebolas, ou o que tenha por aí e me faça falta.

4 comentários:

  1. Tenho pena de estar tanto cá para cima,já trocava mais algumas coisas.
    Gosto de trocar.
    Ainda lembro bem quando meus avós iam ao Barroso trocar hortaliça por batatas de semente.
    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Tb gosto de trocar em vezde comprar . Ouvofalarnuma troca de "tempo" , damos o nossotempo em troca do tempo de outra pessoa .Não consigo encontrar ninguem com quem fazer esta trooca , mas gostava.Dou 1 hora de conversa ou de jardinagem(pode ser mais tempo).Posso receber em troca que alguem me leia um pouco.

    ResponderEliminar
  3. Mário
    há 2 soluções, talvez inviáveis, ou eu me mudo mais para cima ou o Mário cá para baixo.

    Annie
    Essa troca de tempo é fantástica. Afinal o que temos de mais valioso do que o nosso tempo.
    Digo como o Mário, se eu estivesse mais abaixo trocávamos os tempos, e talvez outras coisas

    ResponderEliminar
  4. É um site bem movimentado, sem dúvida. Se queremos livros recentes temos que estar sempre "em cima"!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar