sábado, 17 de setembro de 2011

plantações no terraço

Qualquer dia tenho que mudar estas pequenas árvores. Uma nespereira, 2 anoneiras e um abacateiro. Todas nasceram de caroços que coloquei na terra, alguns demoraram meses a germinar. Também está por lá, noutro vaso, um caroço de ameixa rainha cláudia a ver se germina.

Dúvidas que é importante tirar antes de colocar as árvores em local definitivo. A anoneira perde a folha no Inverno? E o abacateiro? A nespereira sei que não perde. Vai perdendo folhas durante todo o ano mas fica sempre bem cheia delas a fazer um rico chapéu à prova de sol e de alguma chuva.

E os marmeleiros pegam de estaca? Queria fazer uma sebe viva, também para proteger do vento.

8 comentários:

  1. Olá Maria...
    Tanto a anoneira como o abacateiro são árvores de folha persistente, Portanto, no Inverno mantêm a sua folhagem. Poderá, no entanto, acontecer que um parte dessas folhas venham a cair, principalmente a anoneira, mas as árvores não ficam despidas. Principalmente o abacateiro, que se estiver implantado em local abrigado, pode perfeitamente ultrapassar os 15 metros de altura. mantendo uma folhagem verde intensa. muito bonita, sendo uma excelente árvore sombra, além dos seus frutos magníficos. Em condições ideais, um abacateiro pode produzir uma centena de frutos.A anoneira tem uma folhagem mais discreta, mais muito aromática. Em boas condições de solo e clima, pode atingir uma altura de cerca de 10 metros. Lembro-me de ver em certas regiões tropicais, anoneiras imensas, com uma copa frondosa. e muitas centenas de frutos pendentes.
    A Anona tem importantes características anti-cancerígenas.
    Agora preste atenção a um pormenor importante. Tanto uma como outra árvore são muito sensíveis às geadas, quando são plantas jovens. Para prevenir esta situação deve envolve-las, desde o início dos grandes frios, em manta térmica, também conhecida por tela de protecção de geada, uma espécie de gaze, muito fina, à venda nos centros de jardinagem, que permite a respiração da planta e do solo, mas que ao mesmo tempo tem efeito de estufa, ou seja cria por baixo uma temperatura, 2 ou 3 graus superiores ao exterior, mas suficiente para impedir o congelamento das gotículas de orvalho, que são, aquilo que se designa por geada.
    Ambas precisam de um solo fértil e bem drenado...

    Um abraço...

    João Carlos

    ResponderEliminar
  2. João Carlos Obrigada pela informação. Como já noutro dia me tinha falado na manta térmica, para a anoneira, reparei hoje que existe à venda na Agriloja. Pelo seu comentário deduzo que essa manta terá que ser colocada até ao chão. Será? Este ano bastam-me uns centímetros :) Abraço retibuído.

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria...
    A manta térmica deve ser colocada até ao chão. Nenhuma parte da planta pode ficar a descoberto. Eu, até a terra à volta à do pé cubro com a manta.
    Quanto aos marmeleiros, eu esqueci-me de referir na anterior mensagem. Podem-se propagar de 4 formas.
    Por semente - pouco aconselhada, porque as plantas originadas levam muito tempo a atingir a fase adulta. Além disso podem originar exemplares com características diferentes da planta mãe.
    Por enxertia - requer conhecimentos técnicos.
    Por alporque - a mesma necessidade de conhecimentos de ordem técnica.
    Por estacaria - A mais prática e eficaz, já que produzem clones da planta mãe. Isto quer dizer que as plantas produzidas têm as mesmas características da planta original e fácil de realizar. Com estacas cortadas no inicio do Outono ou no inicio da Primavera. As pequenas estacas devem ser colocadas em tabuleiros de sementeira, mas de alvéolos bastante grandes e fundos, ou mesmo em pequenos vasos. Se tiver uma estufa, daquelas de varanda, que se vendem nos centros de jardinagem, será ótimo, para manter um ambiente de temperatura constante.
    A poda, de formação e de atarracamento é que vai depois criar o efeito de sebe que pretende.
    O espaço entre as plantas também deve ser menor que numa plantação normal. Tudo depende de querer uma sebe muito ou pouco compacta. Um espaçamento de 1 metro entra plantas já vai dar uma sebe bem compacta.
    As principais doenças que atacam os marmeleiros são os piolhos e o bichado da fruta. Se quiser, na altura, se ainda por cá andar, dou-lhe umas dicas.
    Sugiro-lhe que dê um espreitadela num site brasileiro: http://www.todafruta.com.br.
    É bem interessante e tem informações técnicas sobre o cultivo, a poda, o tratamento de pragas e doenças do marmeleiro (e outras fruteiras)

    Um abraço...

    João Carlos

    ResponderEliminar
  4. Já está tudo bem explicadinho pelo amigo jardineiro.
    Eu só uso marmeleiros,não gamboas.
    Faço sempre a estacaria directamente no lugar definitivo porque,todas as árvores deitam uma raiz vertical em profundidade,que as suporta bem ao solo,evitando colocar tutores e permitindo alimentarem-se de água a maior profundidade.A resistência e longevidade são maiores.
    Como para-vento,não indico o marmeleiro,fica muito baixo,utilizaria,também em compasso apertado,aveleiras,se o solo tiver bastante humidade.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  5. O mais fixe foi encontrar pelo menos duas pessoas que gostam de plantas e campo e sabem muito sobre o assunto. Tenho encontrado poucas pessoas que gostem deste tema, muito menos que gostem de partilhar e ensinar.
    Utilizando os vossos sábios conselhos vou talvez intercalar uma aveleira com um marmeleiro ou gamboa, deve ficar giro. Assim terei avelâs e gamboas, daqui a uns anos.
    Insisto na gamboa porque nesta zona os marmelos ficam muito rijos e secos e têm muitas "pedrinhas" junto aos caroços. O mesmo não se passa com as gamboas.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Maria!
    Conhece o almanaque "Borda d'Água" ou "O Seringador"? Dão informações sobre o que semear, quando efetuar a poda....

    bjhos Paula

    ResponderEliminar
  7. Para além de apresnder com os seus posts também aprendo imenso com os comentário! Obrigada a todos.

    Bjs

    Rosário
    Sementeira de ideias

    ResponderEliminar