sexta-feira, 16 de setembro de 2011

começou o degredo

Seja, começou a escola. Se por um lado foi cansativo ter os adolescentes em casa durante 3 meses, agora, com o início do ano escolar, há novidades interessantes, para não dizer aberrantes.

Aberrações na escola 1:

A directora de turma vai reformar-se dentro de 2 ou 3 meses senão antes. Sendo assim em curto prazo vão ficar sem professora de uma disciplina e também sem directora de turma. Até gostava de saber exactamente a utilidade da directora de turma. Que me lembre essa figura não existia no meu tempo.

Numa escola das que já sofreu as remodelações que agora vão parar, fiquei pasmada por saber que alguns alunos têm 2 parceiros. Seja que a disposição por fila da sala de aula é 2 - 3 - 2. Conforme o (a) parceiro (a) que me calhava já era um frete ter que aturar um quanto mais um de cada lado. Será uma nova técnica pedagógica da m****? Ou que raio de sala será esta que não cabem lá os alunos de forma normal.

Uma que já tem continuidade desde o ano passado. As aulas são de 5 horas seguidas, seja das 8h30 m até às 13h30m. Todas as aulas são de 90 minutos.

Aberrações na escola 2:

O mesmo problema com o horário, sendo que, quando também têm aulas à tarde o intervalo para almoço é apenas de 1 hora. chiça! Também, tendo a manhã livre, continua com 5 horas de aulas, da 13h30 até às 18h30. Tem menos aulas de 90 minutos e num dos dias tem 6 disciplinas, seja 6 manuais + 6 cadernos de actividades+ lápis etc... chiça! vão que nem burros de carga.

Para melhorar o filme as aulas decorrem em diversas salas e diversos blocos. Seja é uma turma sem sala atribuída, andando sempre de cá para lá. CHIÇA!

E ainda um aluno com dificuldade de aprendizagem, fora os hiperactivos e maluquinhos que por lá devem morar.


A avaliação deve continuar como de costume:
Se souber a matéria mas for falador ou irrequieto tem negativa.
Contudo, se não souber nada, mas for deficiente ou muito bem comportado, ou ainda, se tiver uns papás que saibam fazer as coisas ou ... têm positiva.

Mais um ano lectivo para me levar à insanidade. Os recados a convocar para reuniões, com informações para assinar...,  já começaram a chegar, em duplicado.

2 comentários:

  1. Parece serem os alunos o que menos interessa ao,assim chamado,ministério da educação.

    mário

    ResponderEliminar
  2. Estas salas que identifico serão a excepção à regra? Pergunto eu! As outras salas destes estabelecimentos de ensino, os outros horários serão melhores? Não tenho forma de saber mas penso que sim, que estas serão a má excepção. O que me revolta de facto é ser obrigada a mandar os filhos para a escola, e não poder escolher as pessoas, a sala, a escola, onde eles passam todo o dia. E falo por experiência e daí a minha revolta. Quanto aos colégios e estabelecimentos particulares que igualdade de ensino e de oportunidades é essa se os lugares são só para alguns que acabam por não pagar pois são subsidiados pelo estado?

    ResponderEliminar