terça-feira, 23 de agosto de 2011

quando colher?

Ontem apanhei uma abóbora. Elas andam a olhar para mim como que a dizerem leva-me, come-me.


10 Kg de abóbora.  Acho que a colhi cedo demais. Para ignorantes sobre a matéria agrícola, como é o meu caso, a maior dúvida é quando colher. Quando está a abóbora madura para colher? A olhar também se aprende e vêem-se muitas abóboras amontoadas junto às casas e até nos telhados, não sei se a amadurecer se apenas as armazenam nesses locais.

No ano passado descobri que tenho que colher os diospiros ainda verdes para os poder comer. De outra forma os pássaros encertam-nos todos.

Truz truz. Abóbora, já estás pronta para a colheita?

Outro problema das abóboras, e com esta também, é o seu tamanho.  Digam lá o que faço com 10 Kg de abóbora. Quando a abrir, ou dou alguns pedaços ou vendo... ou então cozo para os pintos.

Aceito sugestões.

10 comentários:

  1. Olá,
    Finais de Agosto é quando começa a apanha de abóboras. Há vários tipos de abóboras: umas para os animais comerem, outras para fazer doces (abóbora-menina)...
    Dá sempre para cortar em pedaços e congelar para mais tarde fazer: sopa de abóbora, sonhos...
    bjhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Ora já aí estão as indicações todas.
    Doce de abóbora é excelente,com queijo da serra ou requeijão.
    Também há uma receita tradicional de filhós de abóbora.
    Para saber quando colher a mudança de côr é um bom indício.Normalmente para amarelado.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. Obrigada a ambos.
    Se a mudança de côr indicia que está madura, talvez já esteja boa.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Segundo o que eu sei,se as abóboras forem para guardar só se devem colher quando o pé da abóbora estiver amarelo. Se apanharem as primeiras geadas,melhor ainda,pois torna a casca mais resistente prolongando o seu tempo de conservação. Mas claro que depende da variedade,há abóboras que são óptimas para consumir cruas e nessa altura não convém que cresçam muito pois o sabor altera imenso.

    Boas colheitas e culturas
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Anabela.
    Parece então que colhi esta cedo demais. Já a comi em sopa, fiz doce e congelei. Talvez por ainda estar verde a achei pouco doce. Estava desejosa de as provar.

    ResponderEliminar
  6. A abobora amadurece cortada?

    ResponderEliminar
  7. As minhas abóboras estão apodrecendo quando estão com uns 12cm...pq será?

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de saber :abóbora da o ano todo?
    Quando colhi,ela morre o pé?
    Tenho que plantar novamente ou ela dá mais fruto??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Portugal não dá todo o ano. Tem que ser semeada depois de acabarem as geadas, na primavera. Em estufa talvez dê todo o ano

      Eliminar