sexta-feira, 5 de agosto de 2011

a plantação desta semana

Estas imagens devem ser anedóticas para quem sabe tratar da terra.

Por mais que eu tente não consigo deixar tudo direitinho, sendo assim, teimando em fazer, vou explicar o que semeei

 aqui tinha plantado couves, talvez em Novembro. Não produziu nada de jeito, contudo ganhou sementes que lancei à terra e logo nasceram. A couve já pronta para a panela renasceu duma das poucas que colhi.




Neste bocado plantei alfaces, 3 verdes e 3 roxas, 3 pimenteiros, 3 tomateiros, e alguns pés de couve penca e lombarda. A que já se comia foi plantada com as favas.

O terreno é pequeno e nós somos poucos por isso quando quero fazer estas experiências vou à Agriloja e compro pequenas quantidades do que houver.

Para esta linda plantação, que fiz onde arranquei as faveiras, limitei-me a abrir umas "estradas" nos restos das faveiras que tinha deixado no terreno. Abri uns regos e lá coloquei as plantinhas.

Aqui, onde já tinha arrancado as cebolas, semeei feijão e cenoura. Por enquanto nasceu um feijoeiro. A cenoura está nascendo, uma ou outra. Será que a semente ficou muito funda? Será porque o feijão já estava velho? Não faço a mais pálida ideia e tenho pena. Encontro pouco feijão verde nacional, é quase todo de Marrocos e o que eu gostava de encontrar uma variedade antiga, que não partia depois de cozido e com os quais se faziam os peixinhos da horta. Até o sabor destas variedades é diferente.

Baseada na experiência posso prever que ou isto não dá em nada ou então fica um matagal de hortaliça.

Quanto ao sabor destes vegetais não tem nada a ver com os que compramos.

2 comentários:

  1. Só se aperfeiçoa a aprendizagem fazendo.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Maria....

    Nada de desistir. Com os erros é que se aprende. E depois nunca se esqueça que está a lidar com seres vivos: as plantas! Podem ter comportamentos muito estranhos. Verifique se a época de sementeira é a correcta, se as sementes são de boa qualidade, às vezes as sementes compradas nas grandes superfícies são híbridos que não são viáveis, se o solo é fertil... Tanta coisa! e sobretudo insista!

    um abraço!

    ResponderEliminar