quarta-feira, 10 de agosto de 2011

abóboras

Malhoa - Abóboras

"Ora, abóbora, que arroz é água". Costumava ouvir dizer esta frase, que significa decepção por trabalho perdido.

Também se usava dizer "ora abóbora", que significa enfado ou aborrecimento, agora substituído por ora bolas, que chatice, que seca, ou asneiras de 1º, 2º e 3º grau.

As propriedades da abóbora, integralmente copiado daqui

Todas as espécies cultivadas do género Cucurbita, no qual se incluem as abóboras e aboborinhas, tiveram origem na América, encontrando-se entre as espécies de domesticação mais antigas naquele continente. A maioria das espécies do género teve origem no México e a sua domesticação ocorreu, de forma independente, neste país e na região Este dos E.U.A. Esta espécie era um ingrediente fundamental da alimentação dos Maias, há dez mil anos, sendo mais tarde introduzida na Europa.


Este vegetal possui elevado valor nutritivo contendo grande quantidade de vitamina A, fundamental para uma boa visão, saúde da pele e mucosas, evitando infecções, mas também auxilia o crescimento.

Contém ainda uma vitamina do complexo B, a niacina, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo.

Possui sais minerais como cálcio e fósforo, essenciais na formação dos ossos e dentes, músculos, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

A abóbora é indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. É também um laxante suave e um diurético, e é aconselhado na recuperação de doenças agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamação dos intestinos. A abóbora contém três das substâncias vegetais de maior acção anti-cancerígena comprovada: beta-caroteno, vitamina C e fibra vegetal. Não é fácil encontrar num só alimento estes três factores de grande eficácia preventiva contra o cancro.

Outro elemento interessante neste legume é a sua flor, muito apreciada no México. Possui um delicado sabor e, do ponto de vista nutritivo, oferece fibra vegetal e uma pequena quantidade de hidratos de carbono.

É particularmente rica em beta-carotenos (provitamina A) e em flavonóides, substâncias de poderosa acção antioxidante que desempenham funções muito importantes na prevenção da arteriosclerose e do cancro.


abóbora do ano passado

Há pratos deliciosos feitos com abóbora. O meu preferido é sopa de feijão com abóbora. Quando era miúda era um pisco a comer e só queria sopa de feijão. A minha mãe fez-me a vontade. Penso que andei mais de um mês a comer esta sopa. Foi até fartar.


1 comentário:

  1. Também gosto muito de abóbora,ou cabaça como se diz no Norte do País.

    Agora produz-se,em grande quantidade,cabeça-de-abóbora.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar