quinta-feira, 7 de julho de 2011

plantações no terraço

A nespereira mais adiantada já tem 3 folhas

 a mais atrasada continua quase na mesma... não está com vontade
 ontem tive uma surpresa, num dos rolos de papel onde coloquei algumas sementes nasceu, de um dia para o outro, esta planta.  Que planta será? Tinha cuidadosamente escrito o nome das sementes no papel mas como elas já estão ali há 2 meses ou mais, o papel está de tal maneira ensopado que já não se lê nada. Suspeito que seja uma anona. Sendo assim fui pesquisar na net para confirmar o formato da folha da anoneira ou gravioleira (??). É preciso deixá-la crescer mais um pouco para ver.
As pesquisas acabam por me baralhar em vez de elucidar.
Comprei uma anona há uns meses para provar, pois nunca tinha comido, e no seguimento de um e-mail que falava das propriedades anti-cancerígenas da mesma. Gostei da fruta posso até dizer que amei.  Resolvi então colocar uma ou duas sementes na terra para germinarem. Também coloquei 2 em algodão e continuam iguais...

Baralhada e confundida. Ao pesquisar para conhecer a folha e o provável tamanho da árvore fiquei sem saber, nuns diziam ser árvore grande de 5 a 8 m de altura, noutros de pequeno porte, quanto às qualidades medicinais a confusão também se instalou na minha cabeça. O solo que preferem também varia do arenoso e bem drenado ao argiloso (água e vinho). Encontrei um site que achei mais fiável mas perdi-lhe o rasto. Nesse, indicava a composição das folhas, do fruto, da semente e até das raízes. E a aplicação que poderão ter. Quanto às propriedades anti-cancerígenas fiquei sem saber se seria da folha ou do fruto.
Espero ter também baralhado qualquer leitor que por aqui passe.

2 comentários:

  1. Olá Maria...

    Se for uma anoneira (Annona cherimola), tem a sorte de ter uma planta magnífica. As anoneiras podem atingir, em condições ideais de solo, humidade e temperatura do ar, um porte que rondará os 5 ou 6 metros de altura. Mas isto leva uns anos bons... Eu já vi anoneiras, em África com os tais 8 ou 10 metros de altura. árvores magnificas, que libertam um perfume intenso e bom, tanto das folhas como das flores. Proporcionam também uma sombra excelente todo o ano já que são de folha persistente. É otimo estar-se sentado debaixo dela e sentir-se o seu perfume... Existem muitas variedades de anoneira. É uma planta que gosta de um solo rico em humus mas bem drenado, já que o excesso de agua pode provocar o apodrecimento das raízes.
    Há um aspecto muito importante a ter em conta se pretender cultivar esta planta ao ar livre. É muito sensível à geada. Eu já tive exemplares bastante grandes que depois de uma noite de formação de geada, ficaram completamente queimados, até à raiz! Mas há solução: Quando chegam os grandes frios de inverno, envolve-se a planta em manta térmica, uma espécie de gaze muito fina que deixa a planta respirar mas que cria um efeito de estufa, com uma temperatura por dentro da tal manta superior, em alguns graus, à exterior, o suficiente para a geada não se formar. Esta manta térmica vende-se nos centros de jardinagem, Aki, Leroy Merlin, etc.
    Esta planta também pode ser cultivada em terraços, mas aí terá que dispor de um vaso de grande capacidade. Gosta de sol durante umas horas por dia.
    Boa sorte e delicie-se com esta planta magnifica.

    Um abraço

    Jardineiro

    ResponderEliminar
  2. Jardineiro do Rei
    Obrigada pelas informações. Agora já percebo porque nuns lados dizem ser de grande porte e noutros dizem ser uma árvore pequena :)
    Espero que seja uma anoneira.

    ResponderEliminar