quarta-feira, 1 de junho de 2011

aviso urgente

Amanhã é dia da espiga

Para escrever sobre o assunto tive que andar a pesquisar para variar da posição apenas opinativa que me é usual.

O dia da espiga é um dia móvel, por isso nunca sei bem quando é, e relacionado com o domingo de Páscoa, sendo 40 dias após este dia. Este ano calha no dia  2 de Junho. Nesse dia celebra-se, na religião católica, o dia da Ascensão (de Cristo ao Céu).

O que se faz neste dia? Em muitos locais do país não se faz nada, e coincide com feriado municipal. Provavelmente é uma tradição mais rural pois, no dia da espiga, é usual apanhar um ramo de plantas silvestres.

Esse ramo não é um ramo qualquer,coisa que eu fazia por falta de informação e dos ingredientes necessários, e vou continuar a fazer mas desta vez tentando encontrar o necessário (não me posso esquecer dos malmequeres). Consta então desse ramo o seguinte, indico também o porquê e para quê:

- espigas de trigo, em número ímpar, para o pão (pode ser de outro cereal com que se faça pão, centeio - penso que trigo em Portugal haverá pouco, talvez também se possa substituir por milho ??)
- malmequeres, para ouro e prata, (ou euros?)
- papoilas, para amor e vida
- ramo de oliveira, para azeite e paz ( o azeite era importante não só para a alimentação mas também para iluminação)
- ramo de videira, para vinho e alegria (pois)
- alecrim, para saúde e força
- pode juntar outras plantinhas bonitas ao raminho

depois, pendurar esse ramo atrás da porta, para fazer efeito, e só é substituído no ano seguinte.

independentemente de se acreditar nos benefícios deste raminho de espiga, é uma tradição que eu vou seguir.

Outras curiosidades sobre este dia.
Dizem que neste dia, ao meio dia, tudo pára, os rios não correm, os pássaros não voam..., vou estar atenta a essa hora,  há locais em que ninguém faz nada, inclusivé nem fazem comida nem pão, fazendo-o de véspera.

Um ditado " No dia da Ascensão (dia da espiga) nem os passarinhos bolem nos ninhos".

Amanhã vou apanhar o meu raminho, talvez na enconta da Senhora da Encarnação, ou talvez vá ao meu rectângulo de terreno, mas quanto a trabalhar lá terá que ser.

Se alguém quiser completar esta informação eu agradeço.

Digam como é na vossa terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário