segunda-feira, 16 de maio de 2011

a vaca mimosa

a minha vaca mimosa
Em 1987 tinha muitos animais, galinhas, patos, perús, coelhos, porcos, faisões..., e também a vaca mimosa. Lidava bem com todos os animais, mas quanto à vaca a coisa complicava-se. Fazia-lhe festas da parte de fora do curral e só entrava quando ela estava presa. É que uma vaca é muito pesada e olhem só para o ar dela, uma vaca louca. Pois, louca por mim. Adorava-me e eu a ela só que lhe tinha muito respeito e quando por acaso me acertava com o rabo, que enxotava a mosca, até ficava zonza. De notar que existia um feitor para tratar dos terrenos e de alguns animais, entre eles a vaca.

Um dia a mimosa fugiu do curral. Andava eu a olhar para o pomar, para as framboesas ou para as groselheiras quando dou de caras com ela. Foi uma tourada. A mimosa a perseguir-me, eu a esconder-me dela, o feitor a ver se a apanhava. E ela sempre a olhar para mim com este ar de louca. Entretanto foi para outro lado e o feitor atrás e eu continuei no que estava a fazer. Às tantas vejo a mimosa ao fundo do caminho. Ela também me vê e arranca numa corrida louca na minha direcção. Baba para um lado, patas para outro, mamas a abanar. Que susto! Não sei quanto pesa uma vaca, talvez 200 ou 300 Kg, e em movimento acelerado deve duplicar o peso. O que me valeu foi estar perto da casa dos coelhos onde me enfiei rapidamente.  A mimosa estava feliz de me ver e feliz de estar em liberdade.

1 comentário:

  1. Também por aqui há alguns animais não tão grandes.
    Gostava de ter assistido.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar