terça-feira, 17 de maio de 2011

quando as coisas não correm bem

No domingo passado fui até ao local do costume, a Senhora do Monte.

O dia estava quente e várias familias almoçavam à sombra das árvores. No local existem mesas, baloiços e assadores.

Mas o que haviam em profusão eram borboletas, tantas e de tantas variedades. Pretas, côr-de-laranja com pintas pretas, zebras, uma grande que parecia um avião de papel, castanha e amarela, também passou por lá uma branca ou amarelo claro... Sempre armada com a minha máquina-zinha lá vou tentar umas fotografias.

Mas que dia azarado para o retrato. Nem uma se aproveitou, mas como são borboletas que nunca tinha visto aqui ficam as melhores.

A azul acrecentei os nomes propostos pelo Mário da trepadeira, que provavelmente sabe mais sobre borboletas num dedo que eu no corpo todo.

 preta com óculos brancos - talvez nordmannia ilicis ou Satyrium ilicis
Pyronia bathseba

 esta, fotografada em 3 posições distintas, talvez seja a lasiommata megera ou maera, confome é chamada aqui mas costuma ser muito mais fácil descobrir-lhes o nome.

As borboletas andavam hiperactivas, esvoaçavam, subiam ao pares e desciam em remoinho... paradas é que não ficavam. As grandes, passavam a grande velocidade. Estavam a adivinhar chuva,

Para este post não ficar cheio de fotografias péssimas, deixo aqui uma imagem tirada em 19 de  Julho de 2010, porque foi nesse dia que começou a minha saga das borboletas. Esta linda papillio machaon esteve ali a um passo de distância, e fez uma belissima sucessão de poses para a fotografia, sempre a olhar-me nos olhos. Fiquei a partir desse dia vidrada em borboletas.

3 comentários:

  1. Minha cara amiga

    A primeira foto deverá ser a "Satyrium ilicis".
    A segunda parece ser a "Pyronia bathseba".
    As duas seguintes poderá ser uma das "Lasiommata",inclino-me para a "maera".

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Só muito esporadicamente respondo aos comentários no meu blog. Parece que queremos obrigar o comentador e vir visitar-nos a toda a hora para ver o que lhe respondemos... Sendo assim,agradeci ao Mário, na "casa" dele.

    Quanto aos nomes propostos vou colocá-los com um talvez, devido à má qualidade fotográfica. Mais uma vez obrigada Mário.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de borboletas, mas nada sei dos seus nomes científicos.
    Deixo-me ficar pela beleza (esta sempre muito efémera) e pelo encanto do seu "saltitar" de poiso em poiso.
    Raul

    ResponderEliminar