sábado, 2 de abril de 2011

a classificação dos filmes

Não quero ser revivalista, nem sou, mas presentemente há coisas que passam as marcas, não sei se em nome da dita liberdade, que me parece ninguém sabe bem o que é.

Vem esta conversa a propósito do tema. Ontem os meus filhos foram ao cinema com o pai.

Telefonaram a pedir se podiam vir mais tarde para ver um filme. Ok disse eu.

Hoje quis saber qual tinha sido o filme. Um não se lembrava o outro lá se descaìu. Pois foram ver The mechanic - o profissional. Lá continuei o questionário e depois de saber o conteúdo do filme disse: "esse filme deve ser para maiores de 18 anos!?" não, para maiores de 16. Nenhum deles tem 16 anos, um 14 o outro 15.

Antigamente, para pais inconscientes ou miúdos armados em espertos, lá estava o porteiro do cinema e não entrava quem não tivesse a idade aconselhada e na dúvida só com o BI. E nem que faltasse um dia para ter a idade, havia que esperar. Um exagero! Talvez não... Há que aprender a saber esperar. Mesmo assim, pelo conteúdo pensei que o filme fosse mesmo para maiores de 18 anos. Pesquisei e lá descobri que é realmente para maiores de 16 anos.

O que me fez pasmar a dobrar foi a classificação do filme agora em cena "O Ritual" com a classificação para maiores de 12 anos. Isto é que brada os céus. Pelo resumo e apresentação esse seria também para maiores de 18 ou mesmo 21 anos.

Outro filme que também andou por aí a circular com classificação não adequada foi a "conversa da treta" que se não me falha a memória tinha classificação para > 12 mas a conversa era mesmo uma treta, pelo que me contaram e por isso talvez para > 16 fosse o aconselhável.

E mais não digo. Depois queixemo-nos dos jovens. Assim só com um milagre.

Outro milagre seria eu conseguir colocar parágrafos no blog.

PS pelos vistos lá consegui por os parágrafos a funcionar:)

Sem comentários:

Enviar um comentário