segunda-feira, 16 de abril de 2012

mais rosas

As flores estão atrasadas, mas apanhei algumas rosas em botão e outras flores que desconheço o nome.

A rosa amarela é um mistério, será uma mutação da rosa vermelha? Ali, onde a colhi não existiam rosas dessa côr e ainda melhor é que tem aroma o que não acontece com as vermelhas. Tenho que pesquisar o fenómeno. Talvez seja simplesmente uma roseira adormecida que agora renasceu.


Por outro lado a roseira lilás está muito fraquinha. Poucas folhas e nenhum botão.

As rosas que não têm um pé alto também fazem um lindo arranjo, digo eu!

5 comentários:

  1. Com engenho e arte todas fazem lindos arranjos.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria...

    Sabes, nas roseiras antigas, aquelas mais rústicas, que crescem quase em estado selvagem, ou na casa da nossa avó, na aldeia, não há a mutação que tu verificas na tua roseira. São, digamos, roseiras puras. Estas mutações de cores surgem, muitas vezes, nas roseiras que se compram nos centros de jardinagem. São provenientes de enxertos e híbridos resultantes cruzamentos de especies diferentes. Isso hoje já é feito com base num trabalho altamente cientifico. O que tu observaste na tua rosa pode aparecer muitos anos depois da roseira ser plantada. Digamos que o gene da roseira-mãe continua latente na tua roseira. Pode até acontecer que uma dia te surja uma rosa com duas cores na mesma flor.

    um abraço

    joão

    ResponderEliminar
  3. Olá João
    Também pensei que fosse um "desdobramento" de uma rosa híbrida. Amanhã vou deslindar o mistério. Talvez também tivesse por lá um pé de outra roseira, amarela.

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria
    Sabes que eu tenho uma roseira no Alentejo que no primeiro ano deu magníficas rosas amarelas. A partir daí "decidiu" presentear-me com rosas vermelhas... até hoje! E já passaram mais de dez anos.

    ResponderEliminar
  5. As minhas preferidas são as rosas vermelhas.
    Gostei das fotos.
    Cumprimentos
    Raul

    ResponderEliminar