sábado, 10 de março de 2012

coisas de antigamente

Antigamente, muito antigamente, fazia cadernos "pequenos", com folhas de papel almaço (que era vendido em mãos (5 folhas).

O papel almaço era um papel grande, um tamanho equivalente ao A3 e era vendido dobrado ao meio. A mão tinha por isso 10  folhas úteis.

Cortava as folhas ao meio e depois fazia cadernos, cosidos, ou simplesmente prendia as folhas com um bocado de cordel "reciclado" que houvesse lá por casa, uma capa de cartolina, certamente também reaproveitada e já estava. Alguns sobreviveram e aqui estão eles


 neste os cadernos foram simplesmente seguros com um bocado de cordel 


 este foi cosido


Noutro dia precisava de renovar o meu livro de contactos e não encontrava o formato que queria nem com o espaço que precisava.

Inventei um ficheiro, para imprimi numa folha A4, de forma a dobrar ao meio para fazer caderno e que o abecedário ficasse seguido, com o espaço necessário para escrever

Isso deu-me algum trabalho mas o resultado valeu a pena

Uma capa de cartão canelado que existia cá por casa

coser tudo e pronto



O meu livrinho de contactos, todo fabricado por mim.

De notar que antigamente também fazia os tais cadernos quando precisava dum formato diferente que não existia à venda. No caso acima aquele tamanho era necessário para o caderno de francês. Assim os tempos dum verbo ficavam todos na mesma página, arrumadinhos e de fácil leitura - estudo - consulta.

Algum visitante deste blog também fez ou faz cadernos???

2 comentários:

  1. Sebentas mal amanhadas,algumas.
    Esses são todos requintados.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Bons tempos em que havia tempo e a necessidade de fazermos os nosso próprios cadernos.

    Cumprimentos
    Raul

    ResponderEliminar