sexta-feira, 25 de novembro de 2011

limpeza

Ontem passei a manhã a limpar a capoeira das galinhas. Quem tem animais, de estimação ou para consumo sabe bem que esse dia da limpeza é o pior para nós. Que pivete!

No meu caso actual, tenho alguns defeitos a apontar relativamente à qualidade de vida dos galinácios. A capoeira não tem as condições necessárias, tendo em contrapartida um grande espaço ao ar livre (recreio)para eles se desenrascarem.

Não tendo as condições ideais a solução seria matar todos e só voltar a ter animais depois de fazer algumas obras. Não vou ser tão radical neste momento.

Ontem comprei um fardo de palha para melhorar o piso da capoeira. Acho a palha muito importante para qualquer curral. Fica caro, pois é mas depois começo a pensar no dinheiro que gasto com os gatos e esses nunca vão para o tacho, nem põem ovos..

Depois deste desabafo deixo alguns conselhos para uma boa saúde do seu animal de estimação ou de consumo.
Limpeza - muito importante, limpeza diária, semanal, mensal, mas nunca deixar os animais a viver atascados em porcaria. A estrumeira deve ter um local próprio e nunca deve ser o habitáculo.
Alimentação adequada e diversificada, e água fresquinha.
Um bom abrigo para protecção do frio/calor/predadores/parasitas...
Ninhos adequados - para reprodução
Vigilância - olhar para os animais, com olhos de ver, assim podemos detectar qualquer coisa que vai mal, doença, ou qualquer outro problema, há quem lhe chame amor.
Umas festas ou um pouco de conversa também lhes faz bem, não é só com as plantas que devemos falar...

É claro que há sempre qualquer coisa que pode correr mal, mas com estes mimos o seu animal vai ficar saudável, até os humanos, tendo estas condições vivem felizes e saudáveis.

Penso que não me esqueci de nada...

4 comentários:

  1. comentar-me com uma do Aleixo

    Os que bons conselhos dão
    às vezes fazem-me rir,
    - por ver que eles próprios são
    incapazes de os seguir.

    ResponderEliminar
  2. Lindo comentário.

    Não tenho grande problema com a limpeza,uso palha,feno e mara para as camas e,como não tenho animais condenados a prisão,é muito mais fácil.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. Desculpe retornar,julgo ser o cogumelo que coloquei na trepadeira aquele que fotografou na horta.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  4. Mário, volte sempre e escreva sempre que lhe aprouver. Os seus conhecimentos aumentam os meus e de quem por aqui passa. E não só.

    Quanto ao cogumelo... só me calham coisas venenosas... podiam por lá aparecer desses cogumelos comestíveis. Por um mero acaso não lhe toquei.

    ResponderEliminar