quinta-feira, 27 de outubro de 2011

verdura

Um dos significados de verdura é qualquer planta verde que se junta às flores, que a não tenham, para fazer arranjos ou simplesmente colocar na jarra.

Começo por falar no pinheirinho, não sei se será este o nome mas foi aquele que me disseram.

Aqui ainda pequena serviu de brincadeira à minha gata.


 Tenho esta planta há cerca de 10 anos e apenas floriu uma vez

Aqui está, numa jarra, a servir de fundo aos narcisos.


Esta outra verdura, pelas pesquisas que fiz, chama-se jasmim do japão.
Na minha infância existia uma planta destas no quintal. Era utilizada como verdura durante todo o ano e em Março quando dá flor e existem poucas flores naturais vai para a jarra sozinha. Perdi esta planta de vista durante muitos anos e ninguém a conhecia.

Há 4 ou 5 anos vi uma num jardim. Comecei por roubar uma guia para os gatos brincarem. Depois roubei mais duas para enterrar na terra. Tenho agora duas plantas.Uma no terraço e outra na terrinha. Pode dar guias até 2 metros de comprimento. o aule é quadrangular, no entanto sai bem a parte verde, como uma casca, e o interior é cilindrico. É óptimo para atrair ou brincar com os gatos.

A flor é linda mas não tem aroma. Não há bela sem senão.

2 comentários:

  1. Lindas.

    Ali mais a Norte,também se chama verdura à hortaliça,pr oposição a gradura que engloba todos os grãos.
    Em Mogadouro existe mesmo uma feira,chamada dos grades,nos finais de Setembro,quando os grãos já estão colhidos e prontos para vender.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Sabes... gosto do teu blogue pela simplicidade com que falas das coisas. Afinal é a mesma linguagem da nossa Mãe-Natureza... simples e directa. Sou um jardineiro e como tal também me habituei a ver as coisas com simplicidade.
    Gosto das tuas imagens. Quando olho para elas parece que estou no teu espaço a tocar as tuas plantas.
    A propósito da ultima imagem em que dizes que a flor não tem perfume, é normal na natureza haver flores coloridas sem perfume. O perfume existe nas flores, não de propósito para nós, seres humanos, sentirmos o prazer de inspirar. O perfume existe para atrair os insectos polinizadores. Mas, se a planta for colorida, já não necessita tanto de perfume como chamariz. A própria cor tem essa função.
    Assim... se prestares atenção vais verificar que as flores brancas são as mais perfumadas, já que não têm o argumento da cor para chamar os polinizadores.
    É claro que esta regra não é fixa... há plantas coloridas e com um perfume magnifico.

    Um abraço

    joão

    ResponderEliminar