domingo, 2 de outubro de 2011

ainda as capuchinhas ou chagas

Em Março de 2009 frequentei um atelier de plantas medicinais dado pela Fernanda Botelho. Fiquei a leste da maior parte das plantas de que ela falou mas deve ter ficado qualquer coisa gravada nas células cinzentas. Este nome capuchinha foi um deles. Deve ter sido essa a razão porque comprei este ano estas sementes.

Socorrendo-me das fotocópias que na altura me foram fornecidas vou aqui mencionar algumas das propriedades desta planta.

O nome científico tropaeolum majus L., e pode apresentar a cor laranja


amarela, ou
carmim (mais rara)
è uma planta invasora (eu tive que a semear), mas uma boa praga.
Ajuda a fortalecer as árvores de fruto, junto das abóboras protege-as dos escaravelhos (isto também estava gravado nas células cinzentas); perto dos bróculos afasta os afídeos; sob as pereiras protege dos afídeos lanosos; benéfica para a batateira, couves, e rabanetes. Nas estufas afasta a mosca branca.

É uma planta medicinal que também se pode usar em culinária, para decoração,  sendo comestíveis as flores, folhas e frutos.

É muito rica em vitamina C, glicocinatos, ácido fosfórico e oxálico, enzimas e componentes antibióticos que não afectam a flora intestinal.

Infusão com folhas frescas elimina  tosse, catarro, bronquite, desobstrui as vias nasais e elimina a expectoração.

Infusão de folhas e flores aumenta a resistência a infecções bacterianas e pode ser utilizada externamente na desinfecção de feridas.

Combate a anemia

É também utilizada para fabrico de champõ anti-caspa; em casa fazer uma infusão de folhas e flores e com ela enxaguar o cabelo.

E está quase tudo dito. As flores são bonitas e a folha também

1 comentário:

  1. Muito obrigado pela excelente explicação.

    Não sei porquê,alguns comentários,em vários belogues,estão a ir para a estratosfera.
    Vamos lá ver se este não foge.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar