sexta-feira, 30 de setembro de 2011

o ataque das lagartas

Estas lagartas, em brave serão borboletas brancas a esvoaçar, comeram completamente as couves de enfeitar.

Ainda bem que as preferiram.



Na eventualidade de se lembrarem de atacar outras couves já andei à pesquisa para saber como as matar. O insecticida da Bayer Decis parece dar cabo de todos os bichinhos. Não encontrei solução biológica.


E agora uma história com lagartas da couve.

Antigamente era mais que vulgar comprar couves com recheio, seja, com uma ou outra lagarta. Essa lagarta acabava por morrer na panela. Ora em que prato calhava o bicho? Na pessoa mais adversa a encontrá-las. Era certo e sabido que se uma lagarta escapasse à lavagem ia ter ao prato do meu pai. E quando isso acontecia a história era sempre a mesma. A demonstração de como se lavam as couves antes de irem para a panela.

2 comentários:

  1. A lagarta parece ser da "Pieris brassicae".

    Há alguns replentes bio.

    A melhor forma de resolver o problema é,de quando em vez,passar pela horta e procurar os ovos,são fáceis de ver.Também são fáceis de detectar as lagartas,pouco tempo depois de nascerem,ainda estão todas juntas,deixam a folha onde estão a alimentar-se como que transparente com um ou outro furo,são fáceis de eliminar.
    Quando já estão assim grandes,um balde e espanam-se lá para dentro,deitando-as depois lomge da horta ou eliminando-as.

    Todos os produtos agrotóxicos são perigosos,não são eliminados facilmente,embora os fabricantes digam que sim,destruindo indiscriminadamente e causando grandes desiquilibrios no ecossistema.Começa-se assim um ciclo vicioso do qual nunca mais se sai,matam-se os predadores dos insectos,aparecem mais insectos,usam-se mais agrotóxicos,etc.,o que só favorece os laboratórios e vendedores.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Mário, já o considero um amigo e o meu braço direito. A sua opinião é uma mais valia para mim e para quem por aqui passe.

    Tenho pena que esta troca de palavras não seja no café do lado.

    Quanto aos agrotóxicos, não uso. Nem sei porque falei neles, talvez para despoletar qualquer reacção.

    Quem se dedique à agricultura para ganhar algum dinheiro certamente terá que usar qualquer método para eliminar as pragas. Não é o meu caso e a única intervenção na maravilhosa harmonia da natureza é semear espécies que não nasceriam, por lá, naturalmente.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar