sábado, 3 de setembro de 2011

madeira à vista

Ontem a casa cheirava a petróleo, xilofene, cera, óleo de linhaça e aguarrás.

Neste  pedaço de chão, já lavei, tratei, banhei com petróleo e cera, que entretanto se acabou.


 do outro lado, ainda sem cera. Como se pode ver o chão está muito estragado e provavelmente, no futuro terei de mandar afagar. Entretanto vou dando o tratamento possível. O principal objectivo é colocar toda a madeira à mostra para ver o que se passa por baixo da alcatifa, limpar e tratar, dentro do possível.
 mais um bocado nú. Vou arrancando aos poucos. Existem móveis pesados e em cada pedaço centenas de preguinhos para arrancar

 a estante carunchosa também levou mais um tratamento. Aqui apenas a primeira prateleira já tinha sido parcialmente "tratada". Decidi misturar óleo de linhaça (2 partes) com aguarrás (1 parte) e andar a dar benho ao cão, digo, aos móveis, alguns. Também experimentei numa arca de cabedal, só num pedaço para ver o que acontece. Essa arca também tem carruncho :(
Gostei do resultado, e do cheiro, da mistura que utilizei. Amanhã ou depois, quando lá voltar, depois de seco é que posso concluir se resultou ou não.

Esta casa está sem limpeza ou uso há cerca de 5 anos. Tem consequentemente muito que limpar. Sendo uma casa mais que centenária também precisa de muito restauro: paredes, janelas, chão... ... tudo.

3 comentários:

  1. oleo de linhaça é bom? pode passar somente ele?

    ResponderEliminar
  2. marconesenna@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei responder se pode utilizar óleo de linhaça puro. Nesta fase andei a fazer experiências e gostei da mistura de óleo de linhaça com aguarrás nos móveis. Sou apenas uma amadora.

      Eliminar