quarta-feira, 7 de setembro de 2011

abóboras

Todo o dia às voltas com uma abóbora

Estas são mais duas, enormes. tenho muito por onde experimentar. Até posso tentar esburacar uma para o halloween
 Andava desejosa de abrir a abóbora que apanhei noutro dia, a tal com 10 kg. E assim o fiz. Talvez ainda estivesse pouco madura... Primeiro eu, fiz uma sopa. Depois tentei vender alguns pedaços. Uns não gostam outros não querem, bem, se fosse dada haveria mais interessados... Sendo assim resolvi congelar alguma e fazer doce. Em tempos fiz muitos doces, também de abóbora, e geleias. Não me lembro da receita e então experimentei esta da internet.

1,5 kg de abóbora; 1 kg de açúcar, 1 pau de canela, raspa de 1 laranja.

Não tinha laranja por isso não levou.

 Abóbora aos pedaços num tacho, o açúcar por cima e o pau de canela a enfeitar.

Vai a cozer em lume brando até ganhar ponto.

 O ponto é o meu ponto fraco. Fiz, enfrasquei, provei. Achei o ponto fraco. Voltei a colocar no tacho, depois de lavar tudo, claro, e de novo ao lume. Se calhar agora tem ponto demais.

 Lamber a colher, hum... não está muito doce. Tenho que encontrar a receita antiga, do livro doze meses de cozinha.
Este doce parece doce de gila amarela. Se eu quisesse que ficasse em fios não ficava!
As pevides foram lavadas, e estão com sal a enxugar aé amanhã. Depois vão ao forno a 140º durante 15 minutos. Isto diz uma receita também na internet. Espero que fiquem boas. No ano passado torrei de mais e ficaram não comestíveis. Tenho que estragar algumas até acertar.

Nunca me apercebi donde vinham as coisas e a sabedoria que é necessária para as fazer.  É tão fácil comprar umas pevides e uns tremoços, ou até uns amendoins torrados ou pinhões. Fazê-los de maneira a ficarem comestíveis já é outra história. Ando na pré-primária dessas aprendizagens.

1 comentário:

  1. Cá por casa,a companheira,também costuma fazer mas pondo primeiro o açucar em ponto,só depois junta a abóbora,deve ser é tenra.O açucar costuma ser o mascavado.
    Mas eu nada percebo de doces,cozinhar,alguma coisita.
    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar