quarta-feira, 25 de maio de 2011

agressões nas escolas

De vez em quando vêm destas notícias para os telejornais. Há tempos um video em que uma professora pedia o telemóvel à aluna e ela reagia agressivamente. Ontem uma aluna a ser pontapeada pelas colegas. Em qualquer dos casos a  cena é filmada por colegas que depois o divulgam.

Quando ando perto da escola, primária ou secundária, vejo muitas vezes agressões entre alunos. Os funcionários que porventura assistem não interferem e quando o fazem geralmente atacam os atacados que se defendem. Ou seja não iniciaram a briga e na altura apenas se defendem. Tudo isto me baralha.

Serão as escolas cegas? Muitas vezes um agressor já foi agredido tantas vezes, que pensa ser uma situação normal e passa a fazê-lo.

Lembro-me de um caso passado na escola primária há poucos anos.

Um miúdo que tinha sido expulso de um colégio por agressividade e mau comportamento, enviado para uma escola pública, passava a vida a massacrar um outro miúdo, que queixando-se na escola o incentivavam a defender-se. Sendo o agressor muito maior que o agredido, o segundo defendeu-se dando-lhe uma dentada. Aí foi o fim do mundo, que deu uma dentada ao colega. Para rematar, a professora deu-lhe com o chapéu de chuva na cabeça. Entretanto o primeiro agressor continuou a massacrar toda a gente, a perturbar as aulas, nunca sendo castigado pela escola, até porque era bom aluno.

Este é um caso exemplo dos muitos de que tive e tenho conhecimento. Geralmente os agressores armam-se em santinhos e não assumem o que fazem. Pagam os agredidos por se defenderam ou imitarem o que vêm diariamente como sendo normal.

Para ser mais actual, um caso que vi há 2 dias. Um grupo de alunos, um deles o bijou, simpático, bom aluno, uma carinha de anjo, massacrava os colegas dando-lhes estaladões na cabeça e pescoço. Os outros de inicio aceitavam depois corriam atrás dele para lhe fazerem o mesmo. Este bijou que sei ser bom aluno, nunca será castigado de nada. Bom aluno, bom aluno, dizem os professores. Simpático, lindinho. Dão o pontapé e escondem o pé.

Faço nota que nenhum dos casos tem a ver comigo, apenas cenas a que assisto e tenho olhos para ver e ouvidos para ouvir.

O cenário escolar é bem negro ao nível de comportamentos.

E com câmaras a filmar, em algumas escolas e os professores e empregados que por lá trabalham, fico confusa porque as escolas dizem sempre que está tudo bem, que não há problemas e os filmes que aparecem são divulgados por alunos, agressores ou coniventes.

Para finalizar, sempre me incomodou e incomoda a mínima agressão física, e nunca a permiti. Tive sorte de não ter que frequentar escolas como as actuais. No meu tempo só reguadas, dessas não escapei.

Sem comentários:

Enviar um comentário