quinta-feira, 21 de abril de 2011

estou revoltada

Não costumo ver televisão mas ontem vi um programa na RTP1 "Linha da Frente" com o tema "Antes que termine a vida".

Há assuntos aos quais não posso ficar indiferente. Digo que este programa me chocou e deveria ter passada a horas mais tardias.

O mesmo programa pode ser visto no site da rtp.

Não sei qual o objectivo deste programa e particularmente o objectivo deste episódio. Fala sobre a terceira idade, as pessoas dependentes, os lares, os familiares, as reformas...

Às tantas vem uma senhora, que eu se calhar devia saber quem é, dizer que não estamos preparados para cuidar de tantos idosos pois a esperança de vida quando a dita senhora nasceu era de 60 anos e agora de 90 e tal. Digo eu que muitas das pessoas que ultrapassam essas idades não vivem de facto. E o que é pior muitas estão conscientes do seu estado e incapazes de recusar os tratamentos ou seja lá o que lhes fizerem. Algumas vezes que visitei pessoas acamadas e impossibilitadas, fosse na sua casa ou em lares, impressionou-me principlamente a maneira como me olharam, como a dizer sos sos . E ninguém lhes pode valer!

Voltando ao programa, e logo no início filmaram uma senhora que está completamente impossibilitada sendo o marido que cuida dela, dá-lhe comer por uma sonda, muda a fralda, deita-a.... e filmaram o senhor a mudar a fralda. Mais uma vez me impressionou o olhar da senhora, que olhou fixamente para a câmara, será que queria dizer qualquer coisa? Imaginei-me no lugar dela. Tirem daqui essa merda, diria eu ou quereria eu dizer.

A minha mãe morreu no espaço de 2 semanas e para mim foi um desgosto do qual estou a tentar recuperar há já 4 anos, pois as mortes inesperadas são sempre mais dolorosas. Nesse tempo ainda a ouvi dizer, com as lágrimas a correrem-lhe pela cara "vou ficar a dar trabalho". Não deu trabalho pois foi-se, para sorte dela e azar meu.

Algumas pessoas que dizem estar vivas não o estão de facto. Será viver estar dependente de outrém para tudo, até para comer? A medicina ultrapassou o seu objectivo, o de curar.

Peço a Deus, aos santos, aos médicos, à família a tudo e todos que nunca me deixem passar por uma situação destas. Desliguem as máquinas, nunca deixem ninguém filmar ou ver o meu rabo, a minha boca babada, o meu ar perdido... Se por acaso tiver um acidente e já não possa falar vejam isso no meu olhar.

Estou mesmo revoltada com este programa. Com que objectivo filmam as intimidades das pessoas? Até me parece um filme nazista. Seria preciso chegar a tanto para alertar sobre o problema da falta de lares, das reformas pequenas, de como cuidar dos nossos idosos?

1 comentário:

  1. Não vi o programa todo, só a espaços deitei o rabinho do olho quando passava à frente da televisão.
    Por isso digo muitas vezes que, se chegarmos a tão avançada idade, Deus permita que tenhamos qualidade de vida, caso contrário, que nos perdoe os nossos pecados e tenha Misericórdia de nós, chamando-nos rapidamente ao seu tão desejado convívio.

    Abraços

    ResponderEliminar