segunda-feira, 18 de abril de 2011

a carraça


Esta veio hoje connosco. Tempo de favas, tempo de carraças.


É um bicho que se alimenta de sangue. É vulgar encontrá-las agarradas aos cães e os caçadores, ou agricultores também as conhecem bem, principalmente nesta altura do ano.


Quando está infectada transmite ao homem a febre carraça ou febre escaro-nodular, isto porque no local onde a carraça morde se forma uma escara (a mim formou-se um furúnculo) e o gânglio principal mais próximo fica inchado e faz um grande nódulo . É uma "doença" de difícil diagnóstico, sendo o principal sintoma a febra alta, até porque procuram a carraça e muitas vezes ela morde e não fica lá (como foi no meu caso, só que eu vi-a e matei-a mas já me tinha mordido). Os sintomas só aparecem 8 a 15 dias depois da mordedura. De início aparece febre e falta de apetite e energia, sendo que não se consegue sequer mastigar. Ao fim de uns dias aparecem as borbulhas por todo o corpo e é geralmente nessa altura que um bom médico consegue fazer o diagnóstico, porque que não for bom médico nem assim.


Só existe um antibiótico eficaz e é uma doença que debilita imenso, podendo provocar hepatite e outras consequências.


Não pensem que é uma doença que apenas se apanha no campo pois eu apanhei-a na cidade.


Há pessoas que são umas carraças, mas essas geralmente não provocam febre.

Sem comentários:

Enviar um comentário