quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

safam-se

 o girassol vai-se safando e já está abrindo a flor

 as faveiras têm favas e flores

o amigo Jardineiro do Rei tinha razão, e assim se comprova que a informação colhida é muitas vezes enganadora. Este meu medronheiro, com 2 anos tem estas florinhas.

Tudo se vai safando, o mesmo não digo de mim, pois se calhar não me safo.

E como este ano está a acabar, quero aqui agradecer a todos os que por aqui passam, a vossa presença e aos que comentam agradecer a opinião e a troca de saberes.

´Para terminar o ano deixo uma frase da madre Teresa de Calcutá

" Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.
Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."

Desejo-lhes um Maravilhoso Ano de 2012, e deixem cair muitas gotinhas.

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


Queria dar-te ouro

queria dar-te incenso

queria dar-te mirra

mas não sou rei mago

e dou-me apenas


domingo, 18 de dezembro de 2011

senhora do monte

ao domingo

geralmente

vou até lá



procurei borboletas, flores, cogumelos, pessoas, animais... nada... tudo deserto, estavam todos no continente


as únicas que encontrei, lindas de morrer, flores de medronheiro.

Depois fui pesquisar... parece que só começam a dar flor com 8 a 10 anos. Tenho muito que esperar até o meu (medronheiro) dar flor.

Mesmo com frio, a natureza tem sempre qualquer coisa bela para nos encantar

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

cogumelos


 este cogumelo será comestível?

Embora diga quem sabe que nas horta não aparecem, tenho a leve impressão que este cogumelo é comestível. Uns a que o meu pai chama de "sarrolhos" e que antigamente se comiam lá em casa.
Na dúvida não lhes toco.


a calêndula continua linda

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

falta

pois, olhando bem para esta fotografia

falta aqui

qualquer coisa

??

exactamente

os galos

roubaram-me os galos

olha

façam-lhes bom proveito e amanhã

roubem as galinhas

mas deixem a preta

pelo menos a preta

ou então levem-na também

e depois venham cá a casa

e levem-me a mim

mundo cão!

sábado, 3 de dezembro de 2011

fotografias de um dia de outono

 O diospireiro perdeu quase todas as folhas

 e só tem um fruto, ando a ver se ao menos o provo

 A tangereira deu pouca fruta. Para quem não sabe tangeras é uma fruta entre a laranja e a tangerina. Esta parece-me que foi enxertada com várias qualidades. Não são grande coisa mas este ano já estão doces e quase a acabar.

 Este girassol nasceu de alguma semente que caiu; está completamente fora de época, mas, será que a flor vai abrir?

 as favas estão em bom crescimento

 a calêndula continua a dar flor

 eas chagas também

 o primeiro bróculo, este já foi apanhado

 estas flores engraçadas, aparecem aqui a ali a enfeitar

 as ervilhas já põem o nariz de fora, mas a sra. geada ... a ver vamos

 os passarinhos aproveitam a comida da capoeira, pois, agora há poucos grãos para se alimentarem
não faz mal, chega para todos, e assim lá consegui fotografar um pisco (acho que é assim que se chama)

a colheita(zinha) do dia

e, os cogumelos, nem lhes toquei, as galinhas também não se aproximaram deles e cacarejaram assustadas, na falta de quem saiba segui-lhes o conselho

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

trocas

Penso que a troca foi o primeiro método de comércio utilizado pelos humanos. Depois inventaram modos de valorizar os bens, de mais facilmente transportar o que tinham para troca, a moeda, os bancos, os assaltos, a troika, as falências ...

Gosto desta idéia de trocar em vez de comprar.

Tem algumas desvantagens. Imagino trocar um boi por uma rolha usada.

Se o primeiro tem um boi, o segundo uma rolha, vão trocar. Será uma troca justa? Aparentemente não, mas se por exemplo o boi, que se destinava a comer, era rijo e mal saboroso, e a rolha, em contrapartida, valiozissíma, (e o dono sem saber), carimbada com o nome dumas caves já não existentes e pela qual um coleccionador maluco deu uma fortuna.

As trocas e o comércio são um autêntico labirinto.

Tudo isto está muito bem, e voltando aos donos do boi e da rolha. Imaginemos que o que comprou o boi se foi queixar que o animal era intragável. E o outro entretanto dividiu algum do dinheiro (fortuna) que valia a rolha ... tudo isto utopicamente, claro, porque na realidade existem os oportunistas e os que vivem destas negociatas.

Tudo isto a propósito de recentemente ter aderido a um site de troca de livros, ideia que aproveitei do blog 365 coisas... e onde está tudo mais bem explicado. Lá também se trocam tabuadas do ratinho pelo último livro editado. Seja, penso que também andam por lá alguns oportunistas. No meu caso, quero lá saber, embora me irrite solenemente essas pessoas que sobrevivem à custa de outros, palermas. Os livros "bons" desaparecem num segundo, sendo assim deve haver pessoas de atalaia... Tinha por cá alguns livros que já não tive paciência para ler, a ocuparem estantes e resolvi trocá-los por livros de poesia, porque gosto e porque não  implica uma leitura seguida.

Estive à espera de receber algum para confirmar se vale a pena usar este site de trocas. Recebi hoje 2 livrinhos de poesia que tinha pedido, entretanto já lá vão 4 que não me faziam falta.

Resumo: Gastei 6 euros no envio, alguns livros eram bem pesados, mesmo com taxa reduzida para livros. Seja 2 livrinhos ficaram em 6 euros, e ainda me falta receber2 ou 3. Talvez tenha trocado um boi por uma rolha mas para mim foi uma boa troca.


Deixo aqui o link para quem quiser aderir. Atenção ao peso dos livros, com + de 500 gr paga um euro e tal mesmo em taxa reduzida.

Outra troca, voluntária. Recebi os dias cães em papel, em troca vou enviar, porque me apeteceu e foi o que escolheu, uma bola de flores, ficam lindas para enfeitar.


Trocas antigas: Tinha muita fruta, muitos ovos, batatas... muitos produtos da quinta. Gostava de dar a uma vizinha. Ela, em troca, dava-me montes de brisas do liz, as que tinham um pequeníssimo defeito. Nesta troca acho que ficava sempre a ganhar. Fartava-me de comer brisas, óptimas, caseiras, fresquinhas.

Troco: Abóboras com 7, 8, 10, 15 kg, por qualquer coisa, tipo, batatas, cebolas, ou o que tenha por aí e me faça falta.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

dia da dependência - copiado e colado

Acabadinho de chegar por e-mail

Dia da Dependência



O “mito” do “Excessivo número de feriados” em Portugal, reparem no número de feriados de alguns países da UE
 
.Roménia 6
Itália 11
Polónia 11
Bélgica 12
Hungria 12
Irlanda 12
Luxemburgo 12
França 13
República Checa 13
Suécia 13
Malta 14
Portugal 14
Áustria 15
Alemanha 17
Grã-Bretanha 18
 
Há um pormenor interessante. É que Portugal é o país mais antigo da Europa, por isso, é natural que tenha mais feriados históricos como o 1 de Dezembro que hoje envergonhadamente comemoramos (pois onde está o objecto da comemoração? quando em tudo somos dependentes até de autorização para comemoramos as datas que marcam a nossa identidade divino-pagã). Mas olhando para os países com mais feriados, poderemos concluir ao jeito da Troika e dos seus apaniguados, que afinal os feriados são benéficos para a Economia
Diz a propaganda paga a peso de ouro pelas offshores peritas em branqueamentos que cada dia de feriado custa 37 milhões de Euros à economia portuguesa. Nem eles explicam como são feitos esses cálculos (nem sabem nem querem saber), algum troikano o terá dito no meio de um delírio e com base em estudos elaborados por um programa informático muito conceituado chamado STupid e logo passou a ser um dogma.No entanto, com casos como o BPN, as Parcerias Público-Privadas, os subsídios à Banca e as comissões à Troika (não acrescentando mais nada), são gastos mais de 18 mil milhões de euros, significa que cada um dos 365 dias custou cerca de 50 milhões de euros a alguns portugueses, pois outros que todos nós vamos conhecendo, encabeçados pelo grande líder do rapinanço “O Padrinho Cavaco”, fazem desses custos grandes proventos.
O 15 de Agosto, que querem abolir, é o feriado mais importante do país em termos de festividades populares e de reunião de famílias, principalmente nos concelhos que têm muitos emigrantes. Esse dia é um dos dias se não o dia do ano de maior actividade económica e de promoção turística.
Gostaria que dessem uma leitura ao texto (principalmente na súmula) de um daqueles homens que costumamos homenagear depois da morte.
Deus o guarde em saúde para pensar e escrever durante muitas décadas, pois pensadores profundos e independentes como ele são um património de incomensurável valor.
 
Zelig em São Bento
 
por VIRIATO SOROMENHO-MARQUES
 
A política doméstica de Portugal é hoje, inteiramente, política europeia, ou melhor, política alemã. O que se passa em Portugal, como ficou provado na discussão do Orçamento, é uma grosseira simulação de uma liberdade que o País já não tem. O Executivo de Passos Coelho, salvas as devidas distâncias, tem tanta margem de manobra sobre o guião das políticas públicas como os governos de Quisling, na Noruega, ou de Pétain, em França, nos anos da Ocupação. Para esta grotesca ficção de aparente normalidade, colaboram também os ardores retóricos da Oposição, em particular os antigos ministros de Sócrates, agora sem gravata, e indumentária mais leve. A nossa política entrou, definitivamente, para o registo das actividades circenses. Ficou definitivamente confirmado que o chefe do Governo padece do sindroma de Zelig, bem abordado no filme com o mesmo nome, rodado por Woody Allen, em 1983. Já se percebeu que Passos Coelho não consegue estabilizar uma ideia, pois o centro do seu discurso oscilatório não se encontra no âmbito de uma actividade mental endógena, a que chamamos pensamento, mas nas trocas emocionais com os seus interlocutores, sobretudo se forem vislumbrados como poderosos. Junto de Merkel, nega os eurobonds, que antes defendera. Junto de Juncker, recusa negociar com a troika qualquer correcção do memorando, quando antes o havia sugerido. Agora, que a Zona Euro está à beira do abismo, Passos Coelho pisa a única hipótese de salvação, que até o distraído Cavaco Silva considera fundamental: a declaração por parte do BCE da disponibilidade para intervir "ilimitadamente" no mercado secundário da dívida pública. Portugal, nesta hora crítica, continua órfão de liderança. Mas a senhora Merkel está de parabéns. Mesmo neste "indisciplinado" país, encontrou um feitor à sua altura.
 
Bom feriado