quarta-feira, 31 de agosto de 2011

diversidade

De manhã no campo, à tarde na cidade.

Pequenos mimos, agarrar algumas folhas de couve para eles comerem. E, embora muito esquivos, não se fizeram rogados. Cuidadosos conseguiram não me penicar.

 Os pintos quando nascem estão cobertos de penugem e geralmente são amarelos ou pretos, já vi pintos azuis e verdes e de outras cores. É corante que põem nos ovos, não sei como... Os meus pintos todos os dias ganham penas novas e as diferenças acentuam-se. Pescoço pelado ou não, isso nota-se logo à nascença. O pinto preto está a ganhar um colar castanho, mas que em contraste com o negro parece dourado, os castanhos, qualquer dia, os que forem galos ficam com penas douradasou erverdeadas, outro pedrês, outro com um desenho que parece os aventais de chita escura, a ganhar um colar branco com pintas pretas. A crista também pode ser diversa, pode ser grande ou pequena,  tombada, ou erecta, romana... ainda não dá para ver mas parece-me que não há romanas, que pena.

 À tarde o meu instrumento foi a seringa. Não injectei os pintos ou qualquer animal racional ou irracional.
Andei a dar injecções na madeira. Esta estante parece um crivo. Quase que apetece mandá-la directamente para o lixo. Com a dose de veneno vi dois carunchos que não aguentaram e vieram cá para fora. Podia ter tirado o retrato mas matei-os antes que fossem roer outra madeira, Tentar restaurar esta estante vai ser um bico de obra. Devo ser masoquista, só pode.

Tenho andado no restauro do chão do prédio de família. Arracar alcatifa, lavar soalho, um banho de xilofene, hoje já pincelei algumas tábuas com petróleo. Estou desejosa de encerar um bocadinho. Pedi orçamento para afagar o chão, mas acho que vai perder o encanto. Algumas tábuas com buracos, buraquinhos e buracões, que não sei como vou resolver...

Limpar móveis antigos, bons ou nem por isso, tratá-los.

Janelas também a precisar de cuidados. Tudo a precisar de qualquer mãozinha.
Tenho muito com que me entreter.

sábado, 27 de agosto de 2011

bela dona

Estas flores aparecem assim, do nada.são lindas e cheiram muito bem.

No ano passado descobri o nome delas, amaryllis belladonna , conhecida por beladona-falsa ou sogras e noras.

Nesta altura do ano nascem estes caules, sem folhas e na extremidade lindas flores, estas ainda meio abertas. Andava intrigada porque temos arrancado todos os bolbos que aparecem quando se limpa o terreno.

Como sempre, depois de saber o nome as pesquisas são muito mais fáceis. Nascem de um bolbo grande e embora digam que necessita de alguns cuidados estas nascem sem qualquer rega ou terreno especial.

 As couves de enfeitar também não ficam atrás em beleza.
Há que ter algum cuidado com as primeiras porque são tóxicas, também o bolbo; as segundas penso que não o serão.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

pintos - dia 7 e horta

 Andam a nascer as penas que vão substituindo a penugem. Ficam todos com um aspecto terrível, deve ser equivalente à adolescência, este parece que tem um penteado à punk. Alguns já começam a ficar com a crista e as "orelhas" avermelhadas.

Penduro as couves de maneira a lhes chegarem, mas estão sempre a saltar para comer as de cima. Amanhã já só restam os talos. São umas máquinas de devorar comida.

A "horta", onde andei hoje a eliminar as infestantes, já se vê. A chuva desta noite embora intensa só deu para apagar o pó e fazer alguns, pequenos, estragos.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

o cheiro

imagem da net
Cada um de nós tem o seu cheiro próprio. Dizem os cientistas que, antigamente, esse aroma que de nós exala era o atractivo sexual. Com banhos e perfumes fica o cheiro disfarçado.

No entanto, quando nos submetemos a um certo esforço, ou quando as hormonas andam aos saltos, ou por qualquer outra razão, esse odor pode aparecer.

Há pessoas que cheiram bem, outras cheiram mal, outras não cheiram a nada. Isto para o meu nariz. Sendo contudo certo que as pessoas que para o meu nariz cheiram mal nunca poderão fazer parte do meu grupo de amigos



Medicamentos, doenças ou bactérias podem também interferir no nosso cheiro.

Histórias com cheiros maus

Foi transferida para um dos locais onde trabalhei uma senhora mal cheirosa. As colegas que estavam na mesma divisão passavam um martírio. Uma delas, depois de ir vomitar devido ao mau cheiro, falou com ela perguntando se não tomava banho e que não aguentava mais o cheiro que ela exalava. Parece que foi remédio santo. Era mesmo falta de banhoca.

Com a minha bronquite asmática que me acompanha desde sempre, há alturas em que costumo dizer que tenho nariz de perdigueiro. Chegam-me às narinas todos os cheiros. E até os perfumes me incomodam, pelo menos alguns.

Logo a seguir a ter os filhos fico com um cheiro forte e nada agradável. O sistema hormonal a querer dizer aos bébés quem é a mãe, ou será dos químicos que nos injectam na altura.

Ataque de bactéria:
Numa ocasião, penso que depois de ter emprestado uma camisola, também eu cheirava mal. Isso não é bom porque geralmente não nos apercebemos do nosso cheiro. Ainda na banheira, logo após aplicar o sabonete e continuava a cheirar mal. Por um mero acaso consegui um desodorizante super eficaz. Infelizmente deixaram de fabricar essa linha da vicky. Era em spray e pulverizava sempre que necessário, mesmo sem lavar. Eliminou essa chatice. Já imaginaram eu ficar alérgica ao meu cheiro. É morte certa.

quando colher?

Ontem apanhei uma abóbora. Elas andam a olhar para mim como que a dizerem leva-me, come-me.


10 Kg de abóbora.  Acho que a colhi cedo demais. Para ignorantes sobre a matéria agrícola, como é o meu caso, a maior dúvida é quando colher. Quando está a abóbora madura para colher? A olhar também se aprende e vêem-se muitas abóboras amontoadas junto às casas e até nos telhados, não sei se a amadurecer se apenas as armazenam nesses locais.

No ano passado descobri que tenho que colher os diospiros ainda verdes para os poder comer. De outra forma os pássaros encertam-nos todos.

Truz truz. Abóbora, já estás pronta para a colheita?

Outro problema das abóboras, e com esta também, é o seu tamanho.  Digam lá o que faço com 10 Kg de abóbora. Quando a abrir, ou dou alguns pedaços ou vendo... ou então cozo para os pintos.

Aceito sugestões.

pintos - dia 3


Ontem ainda cortei as couves muito muidinhas, com uma navalha, mas quando cheguei tinh aapenas o talo duma folha que tinha deixado pendurada. Penso que já nem preciso de as cortar.

Eles sabem o que é bom. Preferem o milho britado e as couves em detrimento da farinha. Entretanto ainda lhes vou dar 50% de farinha por mais uma semana ou duas. Depois baixo a percentagem.

As galinhas têm uma temperatura que, assim a olho, deve rondar os 39 ou 40 º C. São tão quentinhos os pintinhos. Com o aumento de preço da electricidade estou a pensar em trazer uma galinha para casa, para me aquecer os pés no Inverno.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

o sorriso

Se há coisa que me contende com os nervos são aquelas pessoas que têm sempre um sorriso nos lábios. Afinal estão a rir de quê?

Estão a rir de mim ou para mim??

Frases que ouvi muitas vezes, em criança

- Muito riso, pouco juízo -

- Quem ri sem ver de quê ou é tolo ou está para ser -

Contribuiu para a minha educação, a madrinha, uma pessoa séria. Nunca a ouvi dar uma gargalhada, um sorriso aberto, um mimo, um abraço. Ela não me entendia. Era impossível. Estávamos em caminhos divergentes.

Sempre tive um a facie pouco sorridente no entanto sorrio como cumprimento e rio quando acho graça.

Voltando à madrinha, pergunto-me agora da razão de assim ser. A razão talvez seja o de sermos todos diferentes.

Não sei se por influência do que ela dizia, aborrecem-me as pessoas que estão sempre a mostrar os dentes. Com a crise até há poucas razões para o fazer.

audição

Ando numa de sentidos. Sendo os cinco sentidos o que nos liga ao mundo não acho isso descabido.
Na cozinha, onde passo horas, tenho um rádio com leitor de CD's. Fartinha de todos os programas televisivos e radiofónicos, dá-me a hipótese de colocar um CD que toca sem parar. Ultimamente tem sido o CD fina estampa do Caetano Veloso.


Às vezes fica mesmo na rádio. Há dias resolvi pôr na Antena 2, música clássica é um bom acompanhamento, e hoje, ainda há pouco, enquanto fazia o almoço e almoçava deliciei-me com o programa "Questões de Moral", escrito e dito por Joel Costa. Hoje o título do programa era "os cínicos da sociedade fria" e cá para mim explicou  muito, muito bem a democracia . Vou ficar atenta à 2ª feira pelas 13 horas para o ouvir mais vezes. Também se pode ouvir no site da rtp2 e aqui deixo o link para o programa de hoje. Vale a pena ouvir com atenção.


domingo, 21 de agosto de 2011

características humanas

Conheci um homem com duas características que abomino. Coitado, o homem até era prestável, simpático... espero que tenha desaparecido o cheiro do carro...


imagem da net
 Sempre a mostrar os dentes, os poucos que lhe restam e mesmo que os tivesse todos, e um cheiro, insuportável. Fez-me lembrar do cascão.

Sobre estas duas características dos humanos, e não só, o cheiro e o sorriso irei alongar-me um outro dia.

pintos - dia 2


Banho de terra. O instinto a trabalhar. Quem é que os ensinou a fazer isto? Também já andam a esgravatar


 o meu preferido a experimentar um novo piso
Os pintos são curiosos por natureza e vêm muito bem. Achei engraçado darem sinal de alarme, geralmente quando vislumbram uma rapina no ar, ao verem uma avioneta que sobrevoava o terreno. Fazem um piado diferente e ficam todos imóveis. Foram enganados, mas o seguro morreu de velho.
O mais desenrascado também andou  a perseguir moscas. A capoeira é agora a minha diversão.

sábado, 20 de agosto de 2011

gatos

Com a ausência dos adolescentes andam os gatos muito mais calmos



pintos

Andava desejosa de ter pintos, que daqui a uns tempos serão galos e galinhas, uns para o tacho, outros para ficarem por lá.

Não conseguia encontrar quem fizesse uma capoeira ou simplesmente vedasse um pouco de terreno para não irem comer a horta.

Finalmente encontrei alguém que a fez. O contrato era ser à prova de fuga das galinhas e isso ainda tem que ser comprovado.

Os pintos já lá estão, acabados de comprar ainda têm ar de pintos de aviário.


Com tudo isto passei pelo menos 2 horas na capoeira. Gosto de ver o comportamento dos animais. Um deles, o mais esperto, e que até tem um arranhão no pescoço, foi o que se aventurou mais longe e penicou tudo para provar.

Estes estão no seu primeiro banho de sol. Vou bazar que não trouxe o protector solar.

 Eu fico só mais um pouquinho... está-se aqui tão bem.

Em todo o lado me disseram que agora, com o calor não era a melhor altura para comprar os pintos. Também comprovei que a "capoeira" não terá as condições necessárias. Mas a ver vamos. Espero que não morram, não só pelo prejuízo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

grande reportagem - cont.

Abóboras

As abobreiras continuam a dar muita flor e a percorrer todo o terreno, em todos os sentidos e pergunto-me onde e quando irão parar?????

Esta abelha ( ou da família) saía de um banho de pólen. Está tão gira.

Jardim
Este ano, num pequeno quadrado junto à casa, resolvi semear couves de enfeitar e cravos túnicos.

Estão agora bem bonitas. Elas são rosadas, arroxeadas, com folhas recortadas. Na embalagem eram mais variadas e coloridas, mesmo assim fazem um lindo conjunto. Aqui um pequeno pormenor.
Não sei se também se podem comer???

Horta
Está tudo bonito e saudável, mas ainda atrasado para colher.

Estas, da sementeira anterior, foram hoje para a panela.
O sofá interessante onde estão pousadas foi feito em cimento, pelo meu pai e está mesmo debaixo duma grande nespereira. Tem outro igual do outro lado do tronco e por incrível que pareça é super confortável, além de ser fresquinho nos dias de muito calor.

Doze horas seguidas no campo, com um pequeno intervalo para almoço... Andei a fazer companhia a um "artista" que foi fazer uma capoeira. Amanhã ainda vai acabá-la. Será que é desta que tenho uma capoeira à prova de fugas. Tenho saudades de comer um franguinho, um ovinho caseiro...

grande reportagem

Dormi pouco e acordei super sensível aos barulhos de um apartamento. O vizinho que tosse, o cheiro da cozinha da vizinha... cada vez me custa mais viver na propriedade horizontal.

O dia estava cinzento e nem precisava regar mas resolvi ir até ao rectângulo de terreno. Há sempre muito que fazer. quanto ao ruído, para azar, em vez do canto dos passarinhos ouvi todo o dia uma motoserra a trabalhar. Fora isso o dia foi produtivo, em belezas e 12 horas de trabalho não remunerado.

Com a chuvinha dos últimos dias a horta deu um salto.





O Milho

Esta é a flor feminina do milho

 e esta a flor masculina
Dormem em camas separadas.
Este foi um grão de milho penso eu que de pipocas que semeei no cantinho do girassol, das abóboras, dos tomates. As folhas do girassol estavam no caminho entre a flor masculina e a feminina. Afastei as folhas e sacudi as flores masculinas. Não sei se ajudei ou atrapalhei.

As vespas


Nunca pensei na utilidade das vespas. Cá para mim sempre as considerei antipáticas e perigosas. Mordem por dá cá aquela palha e magoam a sério. Fazem uns lindos favos mas não fazem mel. Mas afinal têm muita utilidade. Será uma dedução apressada e talvez errada. Será que comem o piolho dos citrinos? Estas duas andavam muito aterefadas a esgatanhar estes, pareceu-me que os estavam a papar.


continuação já a seguir....

terça-feira, 16 de agosto de 2011

actividade inventiva

Ontem deu-me uma febre de imaginação. Aproveitei e aqui está o resultado.


Duas carteirinhas, 2 cigarreiras e um cinzeiro de praia, tudo inventado por mim e reciclado. Já em miúda me chamavam idiota.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

mimetismo

Toda os elementos da família, excepto os adolescentes, se estão a interessar pela agricultura. Esse efeito mimético é muito bom.

A minha irmã plantou algumas árvores e há dias "plantou" umas batatas que nasceram num ápice. Como o clima também anda mudado pode ser que sim.

No entanto, a mais produtiva é a minha filha mais velha. Por ela semeado temos comido: courgetes, feijão verde, rúcula, ervilhas de quebrar... anda agora desgostosa porque os tomateiros, cheios de tomate ainda verde, adoeceram, as folhas ficam amarelas e os tomates apoderecem sem amadurecer. Já borrifou com chá de cavalinha para o míldio, mas se calhar não é míldio... eu sou menina da cidade e não sei ajudar. Entretanto aqui fica uma linda flor com fruto de abóbora okaido também semeada por ela.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

agricultor

Nesta notícia do Diário de Leiria, o agricultor aparece a pulverizar. Será esta a nova imagem de quem cuida da terra? Nem enxada, nem charrua. Para piorar o filme ainda lhes roubam os produtos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

abóboras

Malhoa - Abóboras

"Ora, abóbora, que arroz é água". Costumava ouvir dizer esta frase, que significa decepção por trabalho perdido.

Também se usava dizer "ora abóbora", que significa enfado ou aborrecimento, agora substituído por ora bolas, que chatice, que seca, ou asneiras de 1º, 2º e 3º grau.

As propriedades da abóbora, integralmente copiado daqui

Todas as espécies cultivadas do género Cucurbita, no qual se incluem as abóboras e aboborinhas, tiveram origem na América, encontrando-se entre as espécies de domesticação mais antigas naquele continente. A maioria das espécies do género teve origem no México e a sua domesticação ocorreu, de forma independente, neste país e na região Este dos E.U.A. Esta espécie era um ingrediente fundamental da alimentação dos Maias, há dez mil anos, sendo mais tarde introduzida na Europa.


Este vegetal possui elevado valor nutritivo contendo grande quantidade de vitamina A, fundamental para uma boa visão, saúde da pele e mucosas, evitando infecções, mas também auxilia o crescimento.

Contém ainda uma vitamina do complexo B, a niacina, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo.

Possui sais minerais como cálcio e fósforo, essenciais na formação dos ossos e dentes, músculos, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

A abóbora é indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. É também um laxante suave e um diurético, e é aconselhado na recuperação de doenças agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamação dos intestinos. A abóbora contém três das substâncias vegetais de maior acção anti-cancerígena comprovada: beta-caroteno, vitamina C e fibra vegetal. Não é fácil encontrar num só alimento estes três factores de grande eficácia preventiva contra o cancro.

Outro elemento interessante neste legume é a sua flor, muito apreciada no México. Possui um delicado sabor e, do ponto de vista nutritivo, oferece fibra vegetal e uma pequena quantidade de hidratos de carbono.

É particularmente rica em beta-carotenos (provitamina A) e em flavonóides, substâncias de poderosa acção antioxidante que desempenham funções muito importantes na prevenção da arteriosclerose e do cancro.


abóbora do ano passado

Há pratos deliciosos feitos com abóbora. O meu preferido é sopa de feijão com abóbora. Quando era miúda era um pisco a comer e só queria sopa de feijão. A minha mãe fez-me a vontade. Penso que andei mais de um mês a comer esta sopa. Foi até fartar.


fotografias do dia

Levei uma sardinheira para lá. Gosto muito deste tipo de sardinheira com muitas pétalas. Já tenho esta variedade há muitos anos, na varanda ou no terraço, resolvi levar esta para o campo e gostou.


a abóbora continua a crescer na ameixoeira

Este ano não tive muitas framboesas. Estão agora a dar mais algumas. Comi a mais madura e depois ao ampliar a fotografia apercebi-me que também comi uns bichinhos minúsculos. Esta mania de apanhar e comer. Mas assim é que as coisas me sabem bem. Também comi amoras e uvas, tudo sem qualquer lavagem.

Mais uma vez a(s) borboleta(s) que lá mora(m). 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

mão verde

imagem da net
De uma pessoa que tem sorte com as culturas, e nasce tudo o que semeia,  costuma dizer-se que tem mão verde.

Muitas vezes dizem que tenho mão verde. Não acredito nisso. Nem tão pouco acredito que há dias bons ou maus para certas culturas ou trabalhos.

Deve-se esta falta de fé a uma entre muitas vivências e que vou aqui contar uma delas.

Tinha comprado algumas macieiras que se enchiam de flor e nunca davam fruta. Nesse terreno existia um feitor que deveria saber e cuidar desses pormenores. Em Fevereiro ou Março, estava a olhar para as macieiras e achei que precisavam duma poda. Fui buscar o escadote e instrumentos de corte e lá vai disto. Uma poda de arejamento. As macieiras eram duma variedade que adoro e que presentemente nem aparecem a vender seja: pero doce (aquelas maçãs cheirosas e macias) - estas ainda aparecem, bem como alguns peros azeiteiros,  e casanova (polpa branca e macia, um pouco ácida) esta já não encontro à venda.

A poda estava concluída quando chegou o feitor.
- Ai o que a senhora foi fazer! Na lua cheia não cortes a tua veia.

Fiquei preocupada, mas, afinal, lá para o Verão, comi, pela primeira vez, maças destas macieiras.

Para tudo na vida há a regra e a excepção.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

borboleta e horta

Hoje apareceu uma borboleta diferente. Andava muito entretida a alimentar-se nas cravinas.

A parte difícil, saber o nome dela. como de costume baseio-me no meu livrinho de borboletas e sendo assim esta será uma maniola jurtina macho. Foi a que achei mais parecida. Esta era completamente castanha, mas nunca abriu as asas quando pousava. Conforme "reza" o livrinho o macho desta borboleta aparece primeiro que a fêmea e tem estas características.



A face inferior das asas tem esta tonalidade


Nas fotografias não nos apercebemos do tamanho das coisas. Há borboletas minúsculas e outras grandes. Nas fotografias não dá para perceber essa diferença.

Sendo assim, fotografei uma das abóboras e um dos tomates com um elemento de comparação, para assim se perceber o tamanho.


preferia um maior equilíbrio, que as abóboras fossem mais pequenas e os tomates maiores