quinta-feira, 29 de abril de 2010

papoilas


Não costumo ter papoilas, nem ervas ou flores silvestres, isso porque há já alguns anos que tinha galinhas à solta. Evitavam que as ervas crescessem. Este ano ando encantada com a quantidade de papoilas e as diversas tonalidades. Esta bem vermelha.

restauro de porta - 3

Estou a gostar do resultado!
Hoje, com uma grosa, desgastei o excesso de massa e, como a porta ainda não está completamente direita, enchi com mais um pouco de massa de serradura. Já agora, depois de tanto trabalho vou tentar fazer o melhor possível, no entanto esta fase é mais minuciosa.
Porta quase reconstruída e pronta para a pintura. Valeu a pena esta experiência.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

flor sem nome


fumária
obg anónimo

É muito vulgar ver esta flor nos campos, mas não sei o nome dela. De notar que é mais pequena do que a imagem. Fico à espera do comentário de alguém mais letrado nestes temas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

diferenças

Há 3 dias que não ia ver os pintos ou dar-lhes de comer e estava até com medo que não estivessem bem. Mas afinal estavam, ainda restavam umas migalhas de comida.

Se por acaso fossem pessoas a quem eu fizesse isto, certamente iriam receber-me irritados, mal dispostos, iriam reclamar e ficar zangados, quem sabe até definitivamente.

Pelo contrário, os pintos receberam-me cheios de alegria, sem ressentimentos nem perguntas.

Não sei, se eles pudessem falar o que diriam?

Esta é uma das razões porque me entendo com os animais e os admiro. Tento voltar a ser um animal, embora racional. Isso é difícil mas lá tentar eu tento.

ida ao campo

Os pintos tiveram direito a um recreio, e estão todos contentes a apanhar banhos de sol

está tudo cheio de flores silvestres que irei mostrar de vez em quando, gostaria de saber o nome delas, mas desta sei, é uma papoila


este passarinho, que não sei o nome, abrilhantou a minha estadia no campo com um canto espectacular

além de tudo isto, apanhei algumas favas e ervilhas e um lindo ramo de flores. Certamente trouxe comigo algumas carraças e algumas mordidelas de insectos, mas nada se consegue sem esforço



quarta-feira, 21 de abril de 2010

mobilidade especial voluntária - 2

Recebi 2 ordenados num só dia e continuo sem saber como fazer o pedido de licença extraordinária para de facto concretizar o que pedi. Já pedi minuta ao sindicato (que treta também não servem para nada) disseram que mandavam. Mas deve estar preso em qualquer lado porque o e-mail ainda não chegou. Pedi aos meus serviços, mas a funcionária estava em formação, e ainda não chegou à caixa de e-mail. Não há por aí ninguém que me informe como pedir a licença extraordinária?

Dois ordenados? Não percebo nada disto. Tenho que telefonar para saber do que se trata, certamente algum engano e tenho que devolver o dinheiro. Se não for o caso... que maravilha! Por isso está tanta gente sem fazer nenhum.

restauro de porta - 2

Já com duas camadas de massa de serradura, o batente da porta

e a porta


A massa de serradura, para mim, foi como descobrir a pólvora, até porque tenho muitas madeiras em péssimo estado e que ando a tapar tudo com esta massa.
Parece-me que afinal é uma massa muito conhecida, mas deve ser feita com serradura muito fina, proveniente de máquinas de lixar, que neste caso não foi a que utilizei, mas enfim, na pior das hipóteses sai tudo quando for lixar, mas já estou a pensar que se isso realmente acontecer, ponho uma última camada de regularizador desses que se compram já feitos que só dão até 2 a 3 mm.
Até ao momento estou contente com o efeito, já não cabem os dedos no buraco, mas ainda tenho muito que encher até ter porta outra vez.



segunda-feira, 19 de abril de 2010

gatinhos

Especialistas em desfazer e em encontrar locais pouco comuns para fazer a sesta.

domingo, 18 de abril de 2010

vizinho

Este vizinho é demais. De vez em quando fica pregado no vidro da janela.
Será uma osga ou que animal é este? Enquanto se mantiver do lado de fora tudo bem.

sábado, 17 de abril de 2010

piu piu

A semana passada comprei 10 pintos.
Comecei logo por lhes dizer que são muito lindos mas que quando forem maiores vão para o tacho.
Isto é em teoria porque depois vou-me afeiçoando a eles e para os matar é um problema.
Aqui estão eles todos contentes a papar. Começaram desde logo a ter uma melhor qualidade de vida. Mais espaço e 50% milho. Também lá estão umas folhas de couve para se irem habituando ao verde.

E aqui estão eles no primeiro passeio pelo campo. Admirados com tanto verde e com o sol, lá vão penicando, para experimentar.
Para azar o tempo mudou e chove a potes, mas por enquanto estão todos vivos.
Investimento: cada pinto 1,5 euros e um deles 2,5 euros, uma futura galinha poedeira.
No supermercado compro frangos, criados à pressão, a 1,5 euros o Kg. Já começo a ter prejuízo.
A franga poedeira tem o bico cortado e imaginem que, pelo que me disse a vendedeira, cortam e queimam o bico aos pintos (galinhas poedeiras) e que o bico não volta a crescer. Tadinha. O que não a impede de ser a mais comilona. É a que está no recreio atrás do branco.
Hoje já deram um passeio maior e já vão engolindo algumas ervas mais tenras.
São tão engraçados! Piu piu

restaurar porta antiga

Tenho várias portas antigas a precisar de restauro.Chamei alguns carpinteiros, e a resposta foi: porta nova.


Uma dessas portas é interior e resolvi experimentar qualquer melhoria. Na loja de ferrajens onde procurei uma massa para preencher os buracos, disseram-me que podia misturar serradura com cola branca, fazendo uma pasta para tapar os buracos e depois podia ser lixado e pintado. Duvido que resulte no caso actual mas também não custa experimentar. A porta em causa tem um rombo de cerca de 10 cm, muito irregular e com muitos bicos o que torna impossível a limpeza e perigoso para a pele. Aqui deixo a fotografia do caso já com um pouco desta massa de serradura.


em cima - porta fechada, já com a 1ª camada de massa







<< aro com 1ª camada de massa


















<< porta com 1ª camada de massa

























<< aro da porta antes do tratamento




















<< porta, antes do tratamento
















as fotografias teimam em não ficar onde quero, nem tão pouco o texto fica onde deve mas espero que se perceba.

Agora é esperar que seque para ver o que acontece.

Se resultar mesmo que minimamente, é uma forma económica de tratar do assunto. Ficam muitas dúvidas, será que depois dá para espetar um prego? Ficará com resistência suficiente?

Gostava que alguém passasse por aqui a dar-me umas dicas sobre tratamento e restauro de madeiras antigas, portas, janelas, móveis. Ando a fazer tudo ao calhas.

Com esta massa também tapei um buraco, ex-nó da madeira, de uma gaveta, mas nem me atrevo a colocar a fotografia, não sei onde iria parar...

Para ver a evolução e o resultado deste restauro clique na etiqueta porta

sexta-feira, 16 de abril de 2010

mobilidade especial voluntária

É verdade fiz isso!
Pedi a mobilidade especial voluntária. E foi aceite. E agora!?!

Pensava eu que automaticamente ficava com 75% do vencimento, e podia procurar emprego ou trabalhar de imediato por conta própria ou por conta de outrém.

Afinal não é bem assim. Mesmo pedindo a mobilidade especial voluntária tenho 60 dias para pedir a licença extraordinária, embora a pudesse ter pedido de imediato, só que não sabia. Ainda me faltam alguns dias para pensar mas, mais uma opção!

Grande alhada em que me meti. Grandes opções que tenho ainda que tomar.

De início não estava a perceber mesmo nada do que me tentavam explicar. Então se eu pedi a mobilidade e foi aceite?!

Afinal posso ficar como se a mobilidade não tivesse sido uma opção minha. Há que pensar muito bem no assunto. E no mínimo acho isso estranho.

75% é pouco, durante 5 anos, ainda para mais sem o subsídio de natal e o de férias, mas também os 100% eram pouco.